Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Dicas para preparar o relatório de transição para a nova equipe da escola

POR:
Muriele Massucato

Olá, colegas!

Com a chegada do final do ano, há muitas alterações no quadro docente, discente e até de gestão. Isso vai acontecer no CEU Luiza Maria de Farias, a escola onde atuei durante todo o ano letivo de 2016. A diretora irá para outra escola, assim como eu e a outra coordenadora pedagógica. Somente a vice-diretora permanecerá na equipe gestora.

É delicado sair de onde estamos felizes e alçar novos voos.. Mas, independente das razões que nos fazem sair de uma escola, o trabalho precisa continuar! Para que a continuidade seja garantida, é importante que os profissionais que estão saindo deixem tudo registrado e organizado para a recepção da nova equipe.

Já é prática na rede municipal de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, receber orientações para produção dos chamados relatórios de transição. Nesses documentos, destinados às novas equipes, precisamos escrever as ações de acompanhamento realizadas no ano vigente, com vistas aos encaminhamentos necessários para o próximo.

Assim sendo, precisamos estar atentas quanto aos nossos registros! A documentação do trabalho é extremamente relevante e deve acontecer durante todo o período letivo. Isso vai garantir que, durante a organização dos relatórios de transição, a força-tarefa esteja tão somente na compilação dos dados e não em registrar todo o processo. Caso contrário, o trabalho fica muito difícil e corre-se o risco de que nos esqueçamos de pontos importantes!

Mas, para ajudar a pensar na escrita deste documento tão importante, compartilho com vocês algumas orientações de como e o que escrever:

  • Explique as atribuições da coordenação com base no projeto político-pedagógico da Unidade Escolar (PPP)

Observe quais ações são de responsabilidade da coordenação pedagógica e discorra sobre elas no relatório. No meu caso, por exemplo, mencionarei os focos estabelecidos para planos de formação dos professores e da equipe dos auxiliares em Educação. Contarei quais temas trabalhei nas formações de horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) e reuniões pedagógicas e como realizei o acompanhamento com o professor.

  • Comente sobre os métodos de registro e avaliação

Esclareça como foram elaborados e realizados o acompanhamento dos planos de ação, os portfólios dos alunos, as atas de conselho de classe do Ensino Fundamental e relatórios de aprendizagem da Educação Infantil. Vou procurar contar sobre método e a periodicidade com que acompanhava os planejamentos dos professores. Além disso, vou discorrer sobre a documentação do processo de aprendizagem, especificando como e quando é feito, além de onde localizá-la. Todos esses documentos precisam estar organizados, pois são de suma importância para a continuidade do acompanhamento pedagógico.

  • Comente sobre o atendimento na Educação inclusiva

Conte sobre casos específicos de todas as crianças que precisam de atendimento individualizado para 2017. Por exemplo, temos pequenos com necessidades educacionais especiais (NEE) na escola. Junto com os professores e uma equipe multidisciplinar, em parceria com a equipe de orientação técnica do município, traçamos planos de atendimento específicos para eles. ano próximo ano, isso precisa ser reavaliado e continuado. Então, é fundamental explicar sobre esses casos, apresentar as propostas e os registros dos atendimentos com os profissionais parceiros, professores e responsáveis.

  • Organize os documentos do ano letivo.

São muitos os registros já arquivados e é importante informar os novos coordenadores pedagógicos sobre o que dispomos e onde estão esses materiais. Neste caso, buscarei registrar onde encontrar, por exemplo, os arquivos digitais e os registros de atendimento às famílias. São muitos os registros que dispomos, mas, se não estiverem organizados, eles serão um obstáculo ao invés de contribuir com o trabalho da nova equipe.

Espero ter contribuído e encorajado vocês, queridos colegas, a fazerem seus relatórios de transição. Afinal, nada como sair de uma nidade escolar com a casa em ordem e acolhendo a nova equipe, desejando-lhe êxito.

Mal posso esperar para conhecer minha nova escola! Mas antes, pausa para celebrar, descansar e recomeçar... Boas festas! Nos reencontramos em 2017!

 

Um abraço,

Muriele Massucato