Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como o diretor pode cuidar da parceria com o coordenador pedagógico

POR:
Joelma Souza
Conversar com o coordenador é fundamental para manter os trabalhos alinhados. Crédito: Rafael Araújo

Na minha escola, tenho uma rotina com muitos afazeres. Apesar disso, sempre reservo tempo para conversar com meus coordenadores pedagógicos de maneira formal, em reuniões agendadas semanalmente, e informal, entre uma ação e outra. Assim, conseguimos trocar figurinhas e refletir sobre nossas práticas.

Certa vez, precisávamos desenvolver uma proposta com uma modalidade organizativa específica que a minha coordenadora não dominava totalmente. Percebi a angústia dela e, como eu já tinha uma experiência maior no assunto, fui compartilhando orientações e materiais de apoio. Assim, pude colaborar para o desenvolvimento da proposta com os professores. O resultado que tivemos foi maravilhoso, do planejamento ao processo desenvolvido em sala.

Para não perder oportunidades como essa, em nossas reuniões, abordamos três aspectos fundamentais na condução das formações na escola:

1. Organizar as etapas formativas: para garantir uma continuidade, assim como nortear os novos caminhos, é preciso ter ciência sobre onde e como está funcionando o trabalho do coordenador com os docentes. Pensamos em um cronograma e vamos acompanhando cada etapa.

2. Identificar os conteúdos abordados em sala:

é importante ter clareza sobre o que está sendo aplicado pelos professores.

3. Análise e reflexão dos resultados: aqui os dois itens anteriores são conectados. Avaliamos se o acompanhamento pedagógico subsidiou as ações dos docentes e temos uma ideia melhor sobre o que precisa ser ampliado, melhorado ou repensado.

Assim, asseguro que o pedagógico tenha a devida atenção na minha rotina, sem deixar que meu tempo seja tomado apenas pelas outras muitas funções do diretor.

E você, querido diretor, como faz para que nesta parceria da equipe gestora você seja um incentivador diário do coordenador pedagógico para refletir sobre as práticas pedagógicas de sua escola? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Um abraço,

Joelma