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Como se preparar para assumir a coordenação pedagógica em uma nova escola

POR:
Muriele Massucato

Caros colegas,

Primeiramente, quero desejar a todos um excelente Ano Novo! Espero que 2017 seja repleto de sucesso e novas conquistas.

Este ano, em especial, será um recomeço e tanto para mim! Iniciarei na coordenação pedagógica de em uma nova escola, a EMEB Vereador José Avilez, também da rede municipal de São Bernardo do Campo (SP), que atende crianças da creche ao Ensino Fundamental.

Passadas as deliciosas confraternizações e as tristes despedidas características de encerramento do ano letivo - como é difícil se despedir de uma equipe! -, é chegado o momento de aproveitar as férias! Embora descansar, viajar e passear façam parte da agenda de qualquer educador em janeiro, é impossível não alimentar desde já as expectativas com o retorno letivo, ainda mais quando se vai mudar de unidade escolar.

Assim que soube para qual escola iríamos, eu e a coordenadora Célia, minha parceira no CEU que irá para mesma unidade, combinamos uma reunião para nos apresentar à nova equipe gestora. Esta reunião aconteceu em 21 de dezembro e fomos muito bem recebidas pelo diretor Edmar, pela vice-diretora Simone e pela coordenadora Cristiane. O diretor nos mostrou todos os espaços detalhadamente, o que foi fundamental para nossa ambientação. Enquanto fazíamos um pequeno tour na unidade, ele nos apresentou à equipe escolar, que nos recebeu com carinho e atenção. Então, fomos à sala da coordenação para conversar um pouco sobre a forma de acompanhamento e a organização do trabalho entre as duas coordenadoras. Obviamente, esta foi uma reunião inicial e muitos detalhes ainda precisarão ser retomados. Porém, já foi muito bom estarmos pela primeira vez juntos! Recomendo, portanto, a quem puder, que faça logo sua primeira visita e apresentação à nova unidade escolar, o que certamente lhe ajudará a vislumbrar ações e intenções futuras.

Também localizei o blog da escola na internet e baixei o projeto político-pedagógico (PPP). Afinal, ao chegar em um novo ambiente profissional precisamos saber que lá já existe um percurso que deve ser retomado, como ponto de partida para as ações iniciais. Neste momento, estou lendo o documento e verificando pontos que vão desde a fundação da escola e o que ela significa para aquela comunidade; até aspectos que indicam o trabalho da coordenação pedagógica, como o currículo e a concepção pedagógica. Além disso, tem um capítulo bem interessante sobre as avaliações institucionais, e traz importantes elementos de como a equipe se enxerga, listando os pontos positivos já alcançados e as expectativas a serem concretizadas.

A leitura do PPP dá uma noção sobre onde vou pisar. Porém, o modo como as equipes gestora e docente o interpretam é que mostra a realidade da escola. Por isso, espero conversar com esses profissionais a respeito das minhas impressões iniciais sobre o documento. Além disso, planejo ler os relatórios de transição das coordenadoras pedagógicas anteriores. Esses documentos são relevantes para a continuidade do trabalho, conforme abordei no último post de dezembro, e apresentar o meu percurso profissional, os motivos que me fizeram optar por esta nova escola e as minhas intenções de somar junto à equipe. Essa abertura para o diálogo é essencial para que formemos um time que trabalha integrado com o objetivo final de alcançar a aprendizagem dos estudantes.

E vocês, como estão quanto às expectativas de retorno ao trabalho?

Bom estar de volta! Até a próxima!

                                                                                                                                                                        Um abraço,

Muriele