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Como o coordenador pode se aproximar da realidade e necessidades dos alunos?

POR:
Muriele Massucato

Olá, colegas,

Conhecer as necessidades pedagógicas dos alunos é fundamental para o trabalho de qualquer coordenador. Isso deve ser feito constantemente, mas é uma tarefa particularmente desafiadora quando se está em uma nova escola, em que tudo é novidade. Foi o que ocorreu comigo neste ano, e queria contar um pouco para vocês como eu fiz para me aproximar da realidade dos estudantes.

Uma estratégia que adotei foi ler todos os documentos disponíveis, como fichas de rendimento e relatórios, pois nesses materiais há informações preciosas para a equipe de coordenação. Mas o volume de textos e anotações era grande demais para que eu desse conta. Como fazer?  

Decidi investir mais tempo no acompanhamento específico dos alunos que mais precisavam de mais cuidados. Para saber quais eram, pedi aos professores que, junto com todos os relatórios, me enviassem uma planilha na qual deveriam indicar as crianças que mereciam uma atenção sistemática da minha parte e a justificativa. Segue um modelo do impresso.

A partir deste levantamento e da observação dos portfólios das crianças, consegui uma lista de aproximadamente 40 crianças com casos em que deveria me aprofundar. Então, fui à secretaria da escola e solicitei todos os prontuários e fui acompanhando os documentos importantes que traziam todo o histórico do pequeno na escola: relatórios de aprendizagem, fichas de rendimento anteriores, relatórios médicos etc.

Com base nesse material, fiz outra planilha eletrônica em que inseri todas as crianças que eu precisava acompanhar mais de perto, seguidas de um breve relato sobre elas e campos separados para registros mensais do desenvolvimento. Nestes campos mensais, eu pontuo todas as ações importantes. Por exemplo: “03/03 – Acompanhamento em sala de aula”; “10/03- Atendimento com a família (ver registro)”; “22/03 – HTP de orientação ao professor”.

Acredito que desta forma, consigo compreender melhor o processo, focar em quem mais precisa do meu olhar e ainda planejar minhas próximas ações, como conversar com a família e observar a sala para orientar os professores. Por motivos éticos não vou poder compartilhar a minha planilha preenchida aqui com vocês, mas segue o formato para servir de inspiração.

Aluno

Apresentação do caso

Mês/ano

 

 

 

 

E vocês, como fazem o acompanhamento daqueles alunos que mais precisam da nossa atenção? Conte-nos a respeito.

Um abraço e até a próxima,

Muriele Massucato