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Seis dicas para organizar eventos com a comunidade escolar

POR:
Muriele Massucato
Apresentação da palhaça Curtiça durante  Dia da Família na Escola. Foto: Muriele Massucato

Olá, colegas

Recentemente, vivenciamos na escola onde trabalho mais um evento no qual a comunidade esteve presente: o Dia da Família na Escola. Os dias em que recebemos a comunidade e compartilhamos nossos propósitos e nossa concepção pedagógica são fundamentais. Mas, para o sucesso dessas atividades é preciso uma boa organização. Sendo assim, quero compartilhar com vocês algumas dicas essenciais:

1 – Planejamento prévio dos eventos: Para que a escola acolha bem alunos e suas famílias é importante que o planejamento dos eventos seja realizado antecipadamente com a equipe escolar – preferencialmente, desde o início do ano letivo - e conste no Projeto Político- Pedagógico. Uma dica é organizar as ideias principais logo nas reuniões pedagógicas de fevereiro, até mesmo porque desta forma os professores já se envolvem desde o início do ano no projeto, evitando correrias e atropelos desnecessários no planejamento.

Onde trabalho, combinamos as datas dos eventos de acordo com as orientações do calendário da rede municipal e definimos, em linhas gerais, o que faríamos a cada sábado letivo. No primeiro semestre decidimos fazer um evento já realizado em anos anteriores na escola, o “Mexa-se”. Nesse encontro, há um show de talentos, oficinas, palestras e gincanas com a participação das crianças e de seus familiares. Para o segundo semestre realizaremos a Mostra Cultural, na qual apresentaremos através de danças e oficinas o projeto de Arte (que é o projeto institucional deste ano letivo para todas as turmas da escola).

2 – Envolvimento da equipe escolar: Uma boa estratégia para o sucesso do evento é envolver toda a equipe escolar. A direção contribui muito nesse sentido, distribuindo as demandas de trabalho e organizando os horários de cada profissional. A coordenação pode cuidar dos aspectos pedagógicos do evento como as exposições dos trabalhos das crianças e a organização das apresentações. A equipe escolar precisa ter clareza do que fará e como deve desempenhar seu papel, bem como estar ciente de todas as atividades que estão previstas no evento para que, ao acolher a comunidade, todos estejam seguros nas suas atribuições.

Para identificar a equipe utilizamos crachás para facilitar que os pais e convidados identifiquem com facilidade os organizadores.

3- Comunicação eficiente: A comunicação do evento precisa ser clara e acessível para todos. Neste aspecto é válido já ir avisando com antecedência a comunidade através de cartazes no portão, bilhetes ou lembretes no blog ou site da escola. Também enviamos convites às vésperas do evento. Para deixá-los mais singulares e com a “carinha das crianças” são elas que produzem as capas dos recados que serão enviados aos seus familiares. Ficam lindos e exclusivos!

4 – Parcerias com a comunidade local: De acordo com o evento, é muito interessante contar com os talentos e parcerias locais, o que acaba sendo uma excelente estratégia para divulgação e valorização dos profissionais que nos ajudam na escola. Para o “Mexa-se” desse ano, por exemplo, a direção e a equipe escolar conseguiram várias parcerias. Organizamos palestras com o Instituto Triângulo, de Santo André, que já realiza a arrecadação de óleo usado na escola para reaproveitamento na produção de sabão em pedra. Outra parceria que deu certo foi com o Grupo Saber É Saúde, para a organização de uma palestra de primeiros socorros. Realizamos ainda uma apresentação cultural da Palhaça Curtiça, uma profissional muito engraçada e solícita, que se propôs a abrilhantar nosso evento. E, por fim, tivemos ainda profissionais para cortes de cabelos masculinos, da Barbershop Primo´s, através da parceria com um pai de aluno.

Ações sustentáveis, culturais ou voltadas à saúde, higiene e bem-estar social são sempre muito bem-vindas por estarem atreladas à diversos conteúdos trabalhados em sala de aula. Vivenciá-los na prática é sempre muito pertinente e interessante!

5 – Organização do espaço: Como no evento contamos com apresentações dos alunos e show de talentos, o pátio foi organizado com um palco e bancos para acomodação adequada das famílias. As salas de aula tornaram-se espaços para oficinas, que foram cuidadosamente organizadas e decoradas pelas professoras responsáveis. A identificação dos espaços também foi realizada por elas e criatividade não faltou! A biblioteca foi organizada com data- show e com disposição de cadeiras suficientes para a realização das palestras. Além disso, a equipe gestora cuidou, em parceria com outros profissionais da escola, da identificação dos espaços como: banheiros, espaço para troca de fraldas e quadros com horários e locais da realização das atividades. Para que toda esta mobilização fosse possível, trocamos o horário da reunião de HTPC dos professores para sexta-feira, véspera do evento, quando juntos fizemos em três horas a “mágica acontecer”. Vale ressaltar que a troca foi autorizada pela nossa chefia na Secretaria de Educação.

6 – Avaliação do evento: Precisamos colher as opiniões das famílias e dos funcionários para o constante aprimoramento dessas atividades. Providenciamos um formulário simples para avaliação de alguns aspectos, como: organização do evento, qualidade das atividades, horário de funcionamento, comunicação e divulgação das atividades, dentre outros. Após coletarmos todas as respostas, esperamos tabular e analisar qualitativamente esses dados, em parceria com a equipe escolar, para estarmos preparados para a nossa Mostra Cultural do 2º semestre letivo.

Espero que tenham gostado das dicas. E vocês, como organizam estas atividades com a comunidade escolar?

Até o próximo post! Um abraço,

Muriele Massucato

 

Contatos dos nossos parceiros:

Palhaça Curtiça - Samara Montalvão: (11) 991366475

Instituto Triângulo: (11) 4428 – 2812

Grupo Saber é saúde: (11) 4965-5852

Barbershop Primo's: (11) 99777-0016