Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Por que as férias de julho são tão importantes?

POR:
Muriele Massucato
Elza Fiúza/Agência Brasil

Olá, colegas,

O mês de julho chegou e, com ele, um tempo de recesso escolar para nós! Uma pausa preciosa no meio do ano com a qual muitos de nós estávamos sonhando, não é verdade? Eu, particularmente, mesmo sendo uma educadora apaixonada pela profissão e coordenadora do tipo que não desliga nunca, confesso estar precisando descansar com urgência. E vocês, também se sentem assim?

A rotina densa de atividades desafiadoras exigem de nós, coordenadores pedagógicos, muito estudo, uma rigorosa gestão do tempo, planejamento e replanejamento constantes, além de muita disposição. Com tudo isso, para que o segundo semestre letivo seja proveitoso, é preciso respeitar nossos limites, reconhecer nossos anseios e necessidades pessoais. Ouvir a nós mesmos.

Várias pesquisas científicas indicam ser fundamental descansarmos o corpo e a mente para retomar ao trabalho de modo mais eficiente e criativo. Você já percebeu que muitas vezes o problema sem solução da sexta-feira é solucionado naquele insight da segunda-feira de manhã? Ocorre que, descansados do final de semana, nossa capacidade de raciocínio e criatividade se renovam, tornando-nos mais reflexivos e criativos frente aos desafios.

Além do descanso, é importante realizarmos atividades prazerosas, pois fazer aquilo que gostamos ativa áreas importantes do nosso cérebro, relacionadas às emoções. Portanto, a dica é planejar bem as férias, se desligando do trabalho. Combinado? Nada de levar tarefas para concluir em casa, por mais “inofensivas” que possam parecer. Seu corpo e sua mente precisam desta pausa. Respeite-se!

Estou planejando viajar, pois é uma das coisas que eu mais amo fazer! Quando viajo fujo da rotina totalmente: mudo meus horários, me encontro em um novo lugar, entro em contato com novas pessoas, novos costumes, e até novos idiomas, em alguns casos. Tudo isto é mágico! Me encanta e me reequilibra.

Quando volto, sinto que trago na bagagem um aprendizado verdadeiramente rico e significativo; afinal, como educadores, sabemos muito bem a importância do processo de aprendizagem vivenciado a partir das experiências, nas quais o educando se encontra ativo, interagindo com o objeto de estudo, vivenciando possibilidades, questionando e inferindo sobre o que o cerca. Deve ser por isso que viajar é, sempre e fundamentalmente, aprender!

Pretendo ainda ler um dos vários livros comprados que me aguardam na prateleira da estante de casa, dispostos a narrar seus encantos e me levar a novos cantos também...Na verdade viajar e ler são, por essência, atividades similares, já perceberam? Modos pra lá de inteligentes que a humanidade criou para vivermos tempos inéditos e deliciosos. Eu adoro. E indico!

E vocês, colegas, como planejam seus dias de descanso? Espero que aproveitem muito e lembrem-se de que cada instante bem vivido fará toda diferença na retomada da sua rotina profissional. Boas férias!

Muriele Massucato