Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Duas tabelas para o coordenador organizar tarefas mensais e semanais

POR:
Muriele Massucato
Foto: Ricardo Toscani

Olá colegas,

As férias do meio do ano estão chegando ao fim - e é inevitável que nossas preocupações com o segundo semestre letivo comecem a despontar. Tenho a impressão de que o ritmo de trabalho é ainda mais intenso nos meses de agosto a dezembro, não acha? 

A partir do mês que vem, caminhamos para o encerramento do ano, quando pretendemos ter cumprido as metas traçadas no nosso Projeto Político Pedagógico (PPP). E para que de fato atinjamos o sucesso, é necessário estabelecer as nossas prioridades de trabalho e desenhar boas estratégias para chegarmos lá. Portanto, a palavra de ordem é planejamento! 

Já tenho o hábito de organizar antecipadamente a rotina semanal, fazendo um plano de ações que serão cumpridas na semana seguinte. Veja na figura abaixo. 

Essa organização, que venho fazendo a cada nova semana desde o início do ano, me ajuda a curto prazo.

Para ampliar clique aqui.

Porém, quando olhamos para um semestre letivo inteirinho, precisamos enxergar além, já que o horizonte é mais amplo. Uma dica é registrar, de acordo com os objetivos previstos no PPP, as ações que precisam ser desenvolvidas mensalmente. Para isso, busco reler os planos de formação, os projetos e os planos pedagógicos anuais para elencar as prioridades de trabalho e inseri-las no meu planejamento mês a mês. Depois é que vou encaixando as atividades na rotina semanal. Veja como fiz o meu planejamento mês a mês:

 Clique aqui para abrir a imagem em outra janela.

Também costumo encorajar os professores a fazerem algo semelhante. Assim, eles refletem sobre os conteúdos que precisam estar garantidos a cada mês, as etapas dos projetos que serão desenvolvidas e as metas a serem atingidas. Com isso, também tenho maior clareza do trabalho pedagógico ao longo deste segundo semestre. Ou seja, a proposta de "planilhar" os objetivos pedagógicos principais ajuda os meus professores e a mim mesma. Recomendo!

O importante é não perder de vista o principal: a aprendizagem das nossas crianças e o nosso papel formativo na escola. E você, colega, já está se organizando para a volta às aulas?

Desejo a todos muito sucesso e realizações!

Um abraço,

Muriele Massucato