Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
Produzido por:
Conviva Educação
5 4 3 2 1

Organização dos dados para poder atuar na secretaria

Como a secretaria de educação de Orizona, em Goiás, sistematiza as informações para traçar os planos de ação

Equipe da Secretaria de Educação de Orizona, em Goiás  Foto: Acervo pessoal

A secretaria de educação de Orizona, em Goiás, descreve abaixo como se organizou para registrar os dados de interesse da secretaria e, então, planejar seu plano de ação em diversas áreas. Esta experiência foi uma das dez finalistas da Ação de Reconhecimento do Conviva em 2017.

 

Veja a seguir o texto publicado originalmente na plataforma Conviva:

“Não houve preparação para a transição de mandato em nosso município, então enfrentamos diversos desafios. O maior problema foi não termos conhecimento da realidade da Educação do Município, sem relatórios, documentos norteadores ou banco de dados que nos auxiliassem no desenvolvimento do nosso trabalho. Não sabíamos dados de alunos, profissionais e suas respectivas formações, estrutura dos prédios, e nem havíamos clareza sobre em que e como eram aplicados os repasses financeiros destinados à Secretaria Municipal de Educação. Tivemos que praticamente começar do zero. Foi difícil, mas fizemos do Conviva Educação nosso diário de bordo.

Em maio de 2017 participamos de uma formação do Conviva e compreendemos a amplitude organizacional que nos seria ofertada e enxergamos uma luz para a solução dos nossos problemas. Decidimos então montar um organograma das atividades, traçando metas para 2017 e funções para o cadastramento das informações obtidas através de visitas técnicas e questionários. Aproveitamos os vídeos explicativos e videoconferências de todas as áreas da Educação, assim como Leis, Resoluções e outros arquivos que muito nos auxiliam no dia a dia. A partir daí iniciamos o trabalho na plataforma, que é de fácil acesso e entendimento.

Fizemos uma reunião com a equipe da Secretaria da Educação e depois marcamos uma Capacitação para os Diretores e Secretários das escolas para apresentar o Conviva. Apresentamos a eles o Conviva Educação e as respectivas ferramentas, cadastramos Diretores, Secretários e Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação, e liberamos acesso de acordo com as tarefas atribuídas a cada um. A partir desse momento começamos a tarefa de alimentação da Plataforma.

Através do Conviva temos uma visão ampla, real e diagnóstica da realidade da Educação no nosso Município. A partir disso, podemos traçar Planos de Ação e/ou Projetos que possam ajudar a sanar os problemas encontrados e avançar ainda mais na busca de um trabalho de qualidade. Nosso objetivo maior é uma Educação ética e que atenda as demandas do nosso Município de forma democrática. O Conviva Educação ampliou nosso conhecimento e possibilitou diagnosticar a Educação Municipal como um todo, ajudando a visualizar a realidade das escolas, alunos e de gastos financeiros, além de ser um excelente Banco de Dados que ficará na Secretaria Municipal de Educação para que futuros Gestores não se deparem com as dificuldades que encontramos ao assumirmos. O apoio que recebemos da UNDIME-GO foi e é primordial para o nosso desempenho dentro da Plataforma. As consultorias oferecidas, a receptividade do grupo, o carinho e atenção dispensados a nós todas as vezes que solicitamos é o espelho de todo o nosso progresso no Conviva Educação.

Hoje temos todas as escolas e profissionais da Educação cadastrados no Conviva, e estamos caminhando para os 100% dos alunos também. Nele temos transparência em todos os âmbitos, pois as informações que são disponibilizadas na Plataforma são de fontes confiáveis. Sabemos de onde vêm os repasses financeiros que recebemos e como e onde são aplicados. A Merenda e o Transporte oferecem dados que auxiliam nas Prestações de Contas do Município. Estamos caminhando em busca da melhoria, do crescimento e da eficiência; cada qual buscando seus próprios objetivos, porém com dedicação e profissionalismo. O Conviva Educação é, para nós, Plataforma que garante eficiência e dinamismo na Gestão Educacional.”

 

* Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar.

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br.