Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
Produzido por:
Conviva Educação
5 4 3 2 1

Indicadores educacionais e planejamento são essenciais em Santiago

Como a secretaria de educação de Santiago (RS) leva em conta a organização das informações administrativas para melhoria dos dados educacionais

Equipe da Secretaria de Santiago atualiza as informações sobre transporte escolar na plataforma Conviva

A secretaria de educação de Santiago, no Rio Grande do Sul, descreve abaixo como passou a fazer o monitoramento de informações gerenciais no setor pedagógico e administrativo para melhoria dos indicadores educacionais. Esta experiência foi uma das dez finalistas da Ação de Reconhecimento do Conviva em 2017.

 

Veja a seguir o texto publicado originalmente na plataforma Conviva:

“Informação é um conjunto organizado de dados que permitem resolver problemas ou tomar decisões. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura possui 11 escolas municipais de ensino fundamental, 1 escola de turno oposto e 10 escolas municipais de educação infantil, com 3.853 alunos matriculados em sua rede de ensino. As informações necessárias para a Gestão (número de alunos matriculados, número de professores, funcionários, dados das escolas, calendário escolares, calendários de eventos e formações continuadas, dados do setor de alimentação escolar, dados financeiros, indicadores em geral, projetos desenvolvidos pela SMEC) não estavam ao alcance da equipe de forma organizada, centralizada e atualizada.O Conviva como ferramenta de apoio nos trouxe todos os subsídios necessários para a implantação e monitoramento de informações gerenciais no setor pedagógico e administrativo para obtenção de indicadores educacionais de qualidade.

Reunimos os departamentos da Secretaria para explanar sobre a importância do uso e gerenciamento de dados através da ferramenta Conviva.Os departamentos responsáveis e seus técnicos passaram a fornecer os dados necessários para inserção de dados no CONVIVA. Através da ferramenta de importação de Estudantes foi possível inserir os dados num só local para acesso de informações de forma centralizada. Os relatórios do Censo Escolar 2017 disponibilizados no formato em Excel nos possibilitaram utilizar o modelo de importação dos dados dos professores para o Conviva, possibilitando o acompanhamento e atualização do quadro de profissionais da Educação Municipal pelo setor de RH. As listas de espera para as escolas municipais de Educação Infantil que antes eram manuscritas estão sendo transferidas para o Conviva, possibilitando o gerenciamento de vagas nas creches do município.

O Conviva auxilia em todos os departamentos e fornece as informações como um todo para que possamos consolidar, organizar e transmitir também ao nosso Sistema Interno de Gerenciamento de Informações Educacionais. Geramos dados precisos, organizados e que possibilitam a geração de gráficos para a visualização dos indicadores educacionais por toda equipe. Além disso, a plataforma complementa com dados oriundos de outras bases, como Censo Escolar, IBGE e INEP, o que auxilia o departamento pedagógico na tomada de decisões sobre o acompanhamento do aproveitamento escolar e matrículas.

A ferramenta de acompanhamento de nutrição e alimentação escolar proporciona a elaboração de cardápios e monitoramento da alimentação das escolas. A ferramenta do transporte escolar proporciona o mapeamento da frota, e as rotas de transportes é feita de forma mais eficiente e organizada. Também possibilita a inserção de dados para monitoramento do Plano Municipal de Educação, onde a Secretária Municipal de Educação possui acesso às ações que foram e estão sendo executadas neste sentido.

Agora temos informações centralizadas, organizadas e fornecidas com eficiência, o que leva ao gerenciamento eficaz de dados educacionais e tomadas de decisões administrativas. A gestão pode acessar as informações referentes ao município de qualquer lugar e por meio eletrônico, tanto via computador, notebook ou celular. Indicadores de qualidade na educação são parâmetros mínimos e pilares básicos para a Educação alcançar resultados e estratégias adequadas para o desenvolvimento organizacional, pedagógico e escolar. Com o auxílio do Conviva, o município vem construindo seus indicadores educacionais, buscando prestar serviços qualificados para educação municipal e aprimorando sempre suas políticas públicas voltadas para esta área.”

 

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar.

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br.