Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
Produzido por:
Conviva Educação
5 4 3 2 1

"As boas experiências devem ser compartilhadas entre municípios e estados"

Roque Antônio Mattei é Dirigente Municipal de Educação de Joinville (SC) e vice-presidente da Undime

Roque Antônio Mattei é vice-presidente da Undime   Foto: Conviva Educação

Roque Antônio Mattei divide seu tempo entre funções bastante desafiadoras: é Dirigente Municipal de Educação de Joinville, a cidade mais populosa de Santa Catarina, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no estado de Santa Catarina e vice-presidente da Undime. Por muitos anos esteve ligado a atividades sociais e ao trabalho na universidade. A seguir, conheça sua trajetória e os desafios que o aguardam.

Leia também as entrevistas realizadas com o presidente da Undime e com os presidentes das regiões NordesteNorte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Quais os marcos de sua trajetória profissional?
Sou licenciado em Matemática e fiz especialização em Gestão Empresarial. Já fui professor, diretor e tive vários cargos na universidade UniSociesc. Sou conselheiro do Conselho Estadual de Educação e participei de diversas associações, buscando ter forte atuação na comunidade. Fui eleito Vereador por Joinville em 2016.

E como está sendo seu percurso como Dirigente Municipal de Educação em Joinville?

Estou no segundo mandato como secretário de educação no meu município. São mais de 67 mil estudantes atendidos em 69 Centros de Educação Infantil, 8 Centros de Educação Profissional e 85 escolas. Ao lado do Prefeito e alinhado com outras secretarias, elaboramos um planejamento de 30 anos para a cidade e temos procurado dar continuidade a ele. Na educação, temos como foco a melhoria do Ideb, a estruturação da educação integral, o atendimento de qualidade na educação infantil, a melhoria de infraestrutura, a incorporação de tecnologias educacionais e a capacitação profissional. Nosso olhar está firme no Plano Municipal de Educação (PME) e na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Temos um projeto de cidade, de longo prazo, e que pretende perpassar os mandatos.

Qual o cenário dos municípios de Santa Catarina, de acordo com seu olhar como presidente da Undime no estado?
Desde 2014 comecei minha relação com a Undime, na época como conselheiro. Como presidente no estado, noto como está cada vez mais complexo fazer a gestão do município, não importa o tamanho da rede. O dirigente e sua equipe têm muitos compromissos, como os de prestação de contas, e precisam muito de tecnologia e de capacitação para lidar com ela. O mundo está se movimentando em grande velocidade, e a educação e as pessoas envolvidas com ela precisam acompanhar isso, sendo constantemente formadas. Por isso, procuramos apoiar a gestão de educação.

O foco no estado é o trabalho com a primeira infância, com desafios na universalização dos pequenos entre 4 e 5 anos e no aumento do atendimento das crianças de até 3 anos. Também atentamos às outras metas estabelecidas nos PME e na implementação da BNCC.

Como você enxerga o momento atual na educação brasileira e o trabalho da Undime?
Estamos em um momento importante, de discussão da questão curricular e de formação dos profissionais. A oportunidade para a Undime acompanhar esses processos é única. Também é essencial a tarefa de colaborar neste cenário que apresenta dificuldades de recursos, de resistências para a implementação de propostas e falta de compromisso político. Não podemos deixar que as oportunidades passem por nós sem fazer nada. A Undime tem grande responsabilidade porque os municípios representam mais da metade do atendimento na educação básica.

Como aproveitar os aprendizados obtidos com a educação de Joinville com outros municípios?
As boas experiências – não só as de Joinville, mas de tantas outras redes – devem ser compartilhadas entre os municípios e também entre os estados, nas diversas regiões do Brasil. Em todos os cantos do país temos um alto padrão de desenvolvimento e uma caminhada diferenciada que pode inspirar aos demais.

 

 

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar.

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br.