Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
Produzido por:
Conviva Educação
5 4 3 2 1

"Precisamos buscar parcerias e implementar regime de colaboração na Educação"

Maria Gorethi dos Santos Camelo é presidente da Undime Nordeste

Maria Gorethi dos Santos Camelo, presidente da Undime Nordeste   Foto: Conviva Educação

O trabalho de Maria Gorethi dos Santos Camelo na educação começou há 25 anos. “Já fui professora da educação básica ao ensino superior”, conta. Em 2017, Gorethi assumiu o cargo de Dirigente Municipal de Educação de Apicum-Açu (MA), foi reeleita presidenta da Undime Maranhão e eleita presidenta da Undime Nordeste. Até 2019, conforme indicado pelo estatuto da Undime, deverá, dentre outras responsabilidades, articular a relação das seccionais de sua Região com a Undime; promover a organização e o desenvolvimento das seccionais da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. A seguir, conheça os desafios e a trajetória profissional da gestora.

Leia também as entrevistas realizadas com o presidente da Undime, vice-presidente da Undime e com os presidentes das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Qual o seu percurso como educadora?
Faz 25 anos que trabalho na educação pública. Já lecionei em todos os níveis e modalidades da educação básica. Também atuei no ensino superior, na formação de professores. Fui gestora escolar, técnica da Secretaria de Estado de Educação, e agora Dirigente Municipal. 

Quais desafios da gestão municipal que são diferentes daqueles encontrados na sala de aula?
Percebo que quando eu estava em sala de aula tinha uma visão voltada ao aluno e à minha unidade escolar, mas na gestão municipal estamos diante de uma rede, de um sistema. Então, as questões são mais complexas e abrangentes, que dizem respeito ao currículo escolar e ao desempenho dos alunos, como questões de infraestrutura das escolas, transporte e alimentação dos estudantes. Tudo é atribuição da gestão. 

Quais os desafios da secretaria de educação de Apicum-Açu?
Muitos são os desafios! Considero um deles a escassez de recursos financeiros, porque temos pouca arrecadação fiscal e dependemos exclusivamente do Fundeb. Outro grande desafio é a universalização da educação infantil, visto que a maior parte de nossas escolas está na zona rural. Desafiadora também é a necessidade de acabar com as classes multisseriadas que ainda existem no município. Atendemos muitos estudantes de Educação de Jovens e Adultos, porque a taxa de analfabetismo ainda é muito elevada. E os desafios não terminam por aí: destaco também a formação dos profissionais da educação, a infraestrutura dos prédios escolares e a oferta de transporte escolar devido às difíceis condições de acesso. 

Essa é sua primeira vez diante da Presidência da Undime Região Nordeste?
É a primeira vez que a Undime tem um presidente da Região Nordeste que é do Maranhão. Fui eleita em agosto de 2017, mas, em seguida, precisei me ausentar por licença médica e retornei em janeiro de 2018 ao posto. Já realizamos nossa primeira reunião com os presidentes regionais para traçarmos nossa agenda de intenções e ações, e organizarmos o Fórum da Undime Região Nordeste que será realizado em Salvador nos dias 18 e 19 de outubro. 

O que difere da realidade de sua região em relação aos demais contextos brasileiros?
O Nordeste tem historicamente desigualdades sociais mais acentuadas em  relação às outras regiões. Nossos índices educacionais ainda são alarmantes e isso se relaciona com o contexto geral de violência, baixa escolaridade e desemprego. Ainda podemos dizer que temos uma ausência do desenvolvimento em políticas públicas que possam diminuir as desigualdades sociais. 

De que forma é possível lidar com as desigualdades para que uns aprendam com os outros e melhorem a gestão da educação?
A saída é buscar parcerias e implementar na educação a concepção de regime de colaboração, numa perspectiva dialética em que as partes se unem para formar o todo. A parceria intersetorial é salutar e pode ajudar muito as redes de ensino, pois quem tem experiências exitosas compartilha com os demais. A Undime tem buscado ser essa ponte entre os municípios. 

Como a Undime pode colaborar com as secretarias municipais de educação para a melhoria do trabalho?
A Undime tem feito um trabalho de divulgação das suas ações e atribuições como instituição que apoia as secretarias municipais de educação para uma gestão eficiente. Temos legitimidade para atuar na defesa dos interesses dessas secretarias, mostrando uma série de técnicas, informações e conhecimentos necessários para a gestão. Nesse sentido, a plataforma Conviva tem sido muito utilizada nos municípios como uma excelente ferramenta de gestão e tem impactado o trabalho de todo o processo da educação, até chegar na sala de aula.