Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Volta às aulas: tem alguém descansado aí?

Depois de reabastecer as energias, é hora de se organizar para o segundo semestre

POR:
Camila Zentner
A sensação é de que o recesso passou rápido, mas você pode tornar o volta às aulas mais agradável! Crédito: Getty Images

Foram dias de descanso, viagens e passeios, momentos em família e até mesmo de completa inércia em casa. Depois da tão esperada pausa do recesso escolar, chega a hora de voltar ao trabalho! Imagino que você, assim como eu, também esteja com aquela sensação de que passou muito rápido. Apesar disso, estou empolgada com o retorno do período letivo e com a possibilidade de fazer tudo dar certo neste segundo semestre! Para isso, já comecei a me preparar para este recomeço e compartilho algumas dicas que acredito serem válidos de considerar na hora de planejar o retorno.

1. Revisite o primeiro semestre
Olhando para o planejamento do início do ano e para os registros e anotações do primeiro semestre é possível conferir o que foi executado do planejado e quais foram os resultados do proposto. Nesse processo de revisitar os registros, verifique as pendências, o que não deu certo e o que precisa ser revisto e adequado para o segundo semestre. Estabeleça o calendário dos primeiros dias para garantir que o momento de volta às aulas seja tranquilo e organizado.

2. Estude e inspire-se com outras experiências
A partir da retomada do registro, é provável que você identifique pontos do planejamento inicial que precisem de mais atenção. Para apoiá-lo no replanejamento, use parte do seu tempo para realizar pesquisas e procurar novos materiais que irão ajudar na rota traçada. Livros, textos online, vídeos, documentários e até relatos de experiências ou conversas com colegas de profissão podem te ajudar a chegar na melhor alternativa para sua escola.

3. Pense na recepção da equipe
Ao planejá-la, cabe a pergunta: como você gostaria de ser recebido após alguns dias de folga? Certamente não é sendo bombardeado de tarefas e cobranças... é preciso respeitar o ritmo do grupo, que retorna mais leve e descansado. Assim como as crianças, os professores quando retornam de férias, esperam ter um tempo para contar as novidades, de ficar a par de tudo que aconteceu na escola enquanto estavam ausentes e de matar a saudade dos colegas! Considere esse movimento na recepção da comunidade escolar.

4. Demonstre seu apoio à equipe
Todos sabem que com a chegada do segundo semestre, há grandes tarefas pela frente. Apesar dos professores já estarem acostumados com esse movimento, muitos podem estar receosos dos desafios – principalmente se o desempenho da escola no primeiro semestre não foi como o esperado. Por isso, este é o momento ideal para motivar o grupo, demonstrar seu apoio e confiança no trabalho deles. Para além das palavras de apoio, uma surpresa pode ser muito bem-vinda! Uma boa opção é oferecer um café de boas-vindas ou preparar uma pequena lembrança (um doce ou apenas uma mensagem já são suficientes). Independente do que fizer, o que importa é deixar evidente a importância que todos têm para que o trabalho da escola dê certo e demonstrar que você está feliz pelo retorno de cada um!

Quem não curte ser recepcionado com uma delícia? Crédito: Patrick Fore/Unsplash

5. Compartilhe o planejamento
Na primeira reunião com o grupo, compartilhe o balanço do primeiro semestre e antecipe o que será trabalhado com eles nos próximos dias. O encontro pode começar com um pequeno vídeo ou texto disparador – mas nada muito cansativo (lembre-se que o pessoal ainda está em um ritmo diferente). Dê um tempo para que cada um absorva as demandas apontadas e retome as discussões na próxima reunião.

6. Não deixe as crianças de lado
Como a volta às aulas pode ser um turbilhão e a tendência é do coordenador ficar imerso na correria das demandas do cargo, é importante não esquecer de algo muito importante: visitar as crianças! Afinal, não podemos esquecer que esse trabalho todo é por elas! Deseje um bom retorno, pergunte sobre o que esperam da escola neste novo semestre, brinque... e, no mais, tenha uma ótima volta ao trabalho!

Um abraço,
Camila

Camila Zentner Tesche é formada em Pedagogia com especialização em Educação Infantil pela Universidade de São Paulo (USP) e está na coordenação pedagógica da Escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira há nove anos. A EPG atende a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e, desde 2015, faz parte do mapa de escolas inovadoras do MEC.

Tags