Terminado o 1º semestre é hora de pensar nos encaminhamentos do 2º. A partir de agosto teremos 4 turmas de berçário 3 (crianças de 2 anos) em período parcial aqui na escola e as professoras efetivas iniciarão em julho.
Minha principal meta é qualificar as situações didáticas do eixo de Natureza e Sociedade, reescrever os planejamentos de todos as turmas e retomar cada atividade, tendo como objetivo assegurar os momentos de pesquisa e produção de textos informativos pelas crianças.
Há algum tempo eu já vinha estudando sobre as situações didáticas mais adequadas para esse eixo, como incluir todas as crianças nas pesquisas (e não ficar o professor dando aula expositiva), até onde o professor interfere nos textos informativos que as crianças produzem entre outras questões. Como a Rede de Ensino de minha cidade está em fase de implantação de uma matriz curricular e participei de um curso sobre pesquisa na Educação Infantil, que foi muito bacana, estou com a “faca e o queijo na mão” para fazer uma formação/discussão com o grupo de professores.
Eis, mês a mês, o meu roteiro para o segundo semestre:
JULHO
• Revisar e/ou escrever os planejamentos dos diferentes eixos para o 2º semestre;
• Discutir com os professores a temporalidade de cada planejamento com vistas a termos alguns que se encerram antes de começar outros;
• Elaborar o Boletim Informativo do 2º semestre (acesse aqui o do 1º semestre);
• Reelaborar o quadro para organizar e distribuir equilibradamente os diferentes projetos, sequências ou atividades permanentes dos 6 eixos em cada infantil ao longo dos meses (veja aqui um exemplo)
• Fazer reunião apenas com os professores dos berçários para diversos encaminhamentos (planejamentos, discutir a rotina, definição do papel do professor e do educador).
AGOSTO
• Planejar detalhadamente as formações sobre o eixo de Natureza e Sociedade;
• Agendar os atendimentos individuais com os professores, priorizando os que atuam no infantil 3. O objetivo será ajudar cada professor a adequar o planejamento para os diferentes saberes de seus alunos, principalmente aqueles que estão aquém do grupo;
• Planejar e efetuar 2 encontros de formação com as estagiárias para tematizar a concepção de aprendizagem e o papel da intervenção do professor;
• Planejar e efetuar os atendimentos e orientações aos professores que não fazem HTC.
• Fazer o acompanhamento da prática;
• Filmar boas situações de pesquisa e produção de texto informativo dos projetos Filhotes, A vida nos Castelos e Mar Adentro para utilizar na formação dos professores.
SETEMBRO
• Pesquisar, em HTC, sobre as danças e brincadeiras típicas da região que serão o tema da Feira Cultural;
• Planejar as instalações, oficinas e apresentações da Feira Cultural com o intuito de envolver as crianças e as famílias na organização da mesma.
OUTUBRO
• Fazer reuniões por nível para discutir o andamento dos planejamentos e circular os saberes entre os professores, principalmente para discutir como estão encaminhando as situações didáticas;
• Realizar atendimentos individuais aos professores para ajudá-los a elaborar situações didáticas para as crianças que estão precisando de uma atenção mais específica.
NOVEMBRO
• Realizar reuniões com os professores de sala, professor da sala de recurso e familiares das crianças de infantil 3 que foram atendidas nessa sala para orientação dos encaminhamentos para o próximo ano (deixarão de ser nossos alunos);
• Orientar a escrita de relatórios;
• Planejar como será a auto-avaliação e estabelecimentos de metas dos professores para o próximo ano.
DEZEMBRO
• Avaliar os planejamentos do 2º semestre deixando registrado o que foi bom e deve permanecer e o que precisará ser revisto no próximo ano;
• Avaliar a formação e elencar metas para o próximo ano.
E você? O que planejou para o 2º semestre?
Beijos, Leninha