Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

6ª Olimpíada de Língua Portuguesa está com inscrições abertas

Escolas públicas devem autorizar participação de professores e alunos até 30 de abril

POR:
Camila Cecílio
Professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos. Crédito: Shutterstock

Atenção, gestores! Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Professores das redes públicas municipais e estaduais podem se inscrever até 30 de abril. Para isso, é necessário que a direção da escola autorize a participação e a secretaria de educação à qual a instituição é vinculada faça a adesão ao concurso. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente por meio do portal do Projeto Escrevendo o Futuro.

Segundo o regulamento, não há número limite de educadores inscritos por escola e professores que lecionam em mais de uma escola também podem participar por cada instituição, a fim de garantir a participação de todos os seus alunos. Além disso, é possível se inscrever em uma ou mais categorias, de acordo com os anos escolares para os quais dão aula.

A Olimpíada é uma iniciativa do Itaú Social e do Ministério da Educação (MEC) e, neste ano, homenageia a escritora Conceição Evaristo. O tema de 2019 é “O lugar onde vivo”, que propõe aos participantes uma reflexão sobre as realidades locais. Em 2016, quando a última edição foi realizada, mais de 81 mil professores se inscreveram e cerca de 50,5 mil redações foram recebidas.

Durante a Olimpíada, os professores participantes realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro. Todo o trabalho é realizado sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Uma das novidades desta edição é a inclusão do gênero textual Documentário para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. As demais categorias são Poema (5º ano), Memórias Literárias (6º e 7º), Crônica (8º e 9º) e Artigo de Opinião (3º ano do Ensino Médio). Os professores também participam do concurso por meio do Relato de Prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões.

Para que professores e alunos possam participar da Olimpíada de Língua Portuguesa é necessário que a secretaria de educação à qual sua escola é vinculada, seja municipal ou estadual, se inscreva aqui

Seleção e premiação

A primeira etapa será realizada entre 12 e 19 de agosto, com a avaliação dos textos, feita pela comissão escolar. Nas fases municipal e estadual serão selecionados 569 estudantes e 443 professores semifinalistas. Já na etapa regional serão realizados cinco encontros, um para cada categoria, para a seleção dos 173 alunos e 135 finalistas. Também é nesse momento que serão conhecidos os 20 professores-autores dos melhores Relatos de Prática. A final do concurso está programada para dezembro, quando serão anunciados os 32 estudantes vencedores.