Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Saeb 2019: sua escola já confirmou inscrição para
prova amostral?

Participação amostral de turmas da Educação Infantil, 2º e 9º ano do Fundamental no Saeb devem ser confirmadas até dia 14/06

POR:
Laís Semis
Crédito: Getty Images

A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 acontece entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro de 2019. A avaliação tem aplicação censitária para todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Na edição deste ano, além da aplicação censitária, haverá uma aplicação amostral, em que algumas escolas selecionadas vão fazer provas em caráter de teste. As escolas que participarão das avaliações de aplicação amostral foram comunicadas por e-mail sobre as orientações de confirmação da participação da instituição no Saeb 2019. A confirmação para compor a parte amostral do Saeb deverá ser feita até 17h59 (horário de Brasília) do dia 14 de junho.

As escolas selecionadas que tiverem dúvidas sobre o processo podem entrar em contato com o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, pelo e-mail saeb@inep.gov.br. Confira também o Guia de Orientações do Sistema Saeb.

Do que se tratam as provas amostrais?
Além das tradicionais provas de Língua Portuguesa e Matemática aplicadas no Saeb (antiga Prova Brasil), neste ano, o Inep dá os primeiros passos para que o exame se alinhe às matrizes de competência e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Haverá aplicações amostrais para Educação Infantil, 2º e 9º ano do Ensino Fundamental. No 2º ano do Fundamental, as matrizes de avaliação da BNCC já serão contempladas nas provas de Língua Portuguesa e Matemática. No 9º ano, haverá aplicação de provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas em caráter teste. E, de caráter inédito, a Educação Infantil também passa a ser avaliada através de questionários para creches e pré-escolas. A avaliação não focará no aprendizado das crianças, mas na avaliação da estrutura do estabelecimento e da equipe.

O Saeb é a principal avaliação do sistema educacional brasileiro. É por meio das notas do Saeb e dos indicadores de fluxo das escolas, que o Ministério da Educação reúne dados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para conferir todas as diretrizes do Saeb 2019, acesse a portaria nº 366, de 29 de abril de 2019.