Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como não se perder em suas buscas pela internet

Existem mecanismos para tornar seu trabalho mais eficiente e conseguir informações mais confiáveis

POR:
NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR
Mão segura binóculos em frente a um fundo azulado
Foto: Getty Images

Não é raro começar uma busca na internet e acabar se “afogando em um mar de informações” sem nunca conseguir exatamente aquilo que você queria encontrar quando começou a procurar. E, para piorar a situação, ainda existe o problema de fontes pouco confiáveis e sites com dados errados.

O problema pode ser grave: uma informação confiável e correta pode significar uma boa aula. Ou então você pode acabar com um grupo de alunos com informações incorretas ou distorcidas.

Uma dica inicial para evitar erros e economizar tempo e paciência quando estiver pesquisando no Google é: ao buscar palavras-chave, como “relevo”, por exemplo, adicione os termos “.gov” e “.org”. Dessa forma, o site vai filtrar somente resultados de instituições governamentais e organizações, que geralmente oferecem conteúdos mais confiáveis – principalmente se você precisar de dados oficiais.

E existem outras dicas que podem ser muito úteis na hora de começar uma pesquisa.

- Aspas: quando você procura um termo ou frase específica colocando entre aspas, o Google vai apresentar apenas os resultados em que existem termos ou frases exatamente iguais. Por exemplo “formação de professores” ou “avaliação externa”.

- Use a palavra site seguida de dois pontos e o endereço da página: quando você está pesquisando por um conteúdo que gostaria de encontrar dentro de um site específico, uma fonte confiável, use no buscador a palavra site seguida de dois pontos e o endereço da página. Por exemplo: site:gestãoescolar.org.br “avaliação externa”

- Sinal de subtração: em algumas ocasiões você precisa pedir que buscador deixe de fora os primeiros resultados que se referem, por exemplo, à autora Clarice Lispector. E, se você precisar encontrar outro personagem com o mesmo nome, retirar o sobrenome pode ajudar. Basta colocar um sinal de subtração colado ao termo que não queremos encontrar: Clarice -Lispector.

- Filetype:tipo de arquivo: procurando um artigo acadêmico que provavelmente estará em formato pdf? Sem problemas: apenas digite em sua busca o comando filetype:tipo de arquivo. Um exemplo simples: astronomia filetype:pdf.

Quer saber mais sobre como fazer melhores buscas e conseguir informações confiáveis? Então clique aqui e também aqui para nossas reportagens completas.