Salvar para ver depois: 8 aplicativos para facilitar a vida dentro ou fora da escola
Veja aqui uma lista de apps gratuitos para salvar conteúdos e organizar suas leituras
POR: Porvir *Você está fora de casa e, de repente, uma manchete aparece na sua rede social, ou então uma matéria com um conteúdo que você precisa há tempos, mas, naquele momento, a caminho da escola não conseguiu ler. O que fazer?
Saiba que existe uma maneira simples de guardar todas essas informações, além de vídeos, áudios e anotações. E tudo para acessar mais tarde.
Confira aqui uma lista com oito aplicativos que funcionam tanto em computadores com sistemas MacOS e Windows ou Android e iOS, para o caso de dispositivos móveis.
LEIA MAIS 6 cursos online prometem transformar a prática na sala de aula
O aplicativo permite salvar notícias, artigos, vídeos, receitas e páginas da web para ler, assistir ou ouvir mais tarde. Com aparência que pode ser personalizada pelo usuário, ele ainda oferece temas que tornam a leitura de textos longos mais confortáveis porque tem uma função para reduzir o brilho da tela antes de dormir. O Pocket também divide conteúdos de diferentes canais como Medium, Twitter, YouTube e jornais como New York Times, The Guardian e Washington Post.
LEIA MAIS Escolas combatem evasão escolar com tecnologia
No Flipboard, o conteúdo salvo vira uma revista digital personalizada conforme o interesse dos usuários. A cada virada de página surgem novos conteúdos, estejam eles em vídeos, imagens, textos ou podcasts. A ferramenta ainda tem a opção de compartilhamento com outras pessoas ou até mesmo com um grupo, o que facilita separar os conteúdos por turmas ou séries.
Google Keep
O Keep é um serviço de anotações do Google para criar notas via celular ou web. Todo o conteúdo salvo pode ser sincronizado com o Google Drive. Além das tradicionais funções de armazenamento, ele possibilita gravação de voz com transcrição automática ou captura de pôster, recibo ou documentos.
Microsoft OneNote
Usar o Word para fazer anotações pode não ser o caminho mais prático dentro da família de aplicativos da Microsoft. Vale a pena experimentar o OneNote, bloco de notas que permite criar diferentes cadernos, seja para uso pessoal ou profissional, que ainda aceitam desenhos, recortes de tela, marcações em fotos e comentários em áudio. Todas as anotações salvas no OneNote podem ser compartilhadas com outros usuários.
Apple Notas
O aplicativo desenvolvido pela Apple permite a criação de anotações de texto, desenhos e listas. Assim como os concorrentes, ele sincroniza o conteúdo na nuvem para ser usado no computador, no iPhone, ou no tablet iPad. O usuário também pode proteger suas notas ou compartilhar com outras pessoas.
Feedly
O Feedly é um aplicativo que agrega notícias de diferentes fontes de informação e serve para você ver vários sites ou blogs em um único lugar. A plataforma também possibilita que o usuário crie seu feed personalizado e consiga organizar os assuntos de modo mais eficiente (e menos caótico) do que na linha do tempo do Facebook ou do Twitter.
Evernote
Como um caderno de anotações, ele é ideal para organizar tarefas e ideias, mesmo se for necessário fazer desenhos para sistematizar o que foi discutido em uma reunião. Com o Evernote é possível salvar páginas da web, trocar mensagens e acessar as anotações em um computador ou dispositivo móvel.
Instapaper
Como um leitor digital, o Instapaper permite o armazenamento de conteúdo de sites de notícias ou redes sociais para ser lido mais tarde, inclusive no modo off-line. Uma de suas características mais famosas é a apresentação de texto de maneira limpa (fonte preta em fundo branco ou branca em fundo preto), sem tantos elementos gráficos que possam distrair o leitor. O conteúdo pode ser enviado para um endereço de e-mail que instantaneamente rebate para a conta dentro do aplicativo.
Tags
Aprofunde sua leitura
Assuntos Relacionados
- Lidas da semana
-