Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Prova Brasil 2013 - O que você precisa saber!

Entenda os objetivos e fique por dentro das novidades do exame que integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

POR:
Raissa Pascoal
Saiba mais sobre a Prova Brasil 2013

A Prova Brasil 2013 está se aproximando. E você, gestor, deve estar informado para garantir todas as condições necessárias para que sua escola participe da avaliação. Quando será? Quem participa? Como acessar os resultados?
São essas e outras dúvidas sobre a realização do exame na sua escola que GESTÃO ESCOLAR responde a seguir.

O que é? A Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), mais conhecida como Prova Brasil, faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O exame é aplicado a cada dois anos, e seus resultados são utilizados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), usado desenvolver e implementar políticas públicas nessa área.

Qual é o objetivo? A Prova Brasil é uma avaliação externa em larga escola e de caráter censitário, ou seja, é um exame aplicado em todas as escolas do país. O objetivo dela não é, então, avaliar cada aluno, mas avaliar todo o sistema, o que inclui escolas e redes municipais e estaduais de Educação.

Quando acontecerá? Em 2013, as provas serão realizadas no período de 11 a 21 de novembro.

Quem deverá participar? Alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas de áreas urbanas e rurais. Só participam turmas com pelo menos 20 estudantes matriculados. A avaliação será aplicada em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Todos os alunos devem participar? Os alunos não são obrigados a participar da prova, mas é importante incentivar e garantir que todos estejam presentes no dia da avaliação, inclusive os estudantes com deficiência.

Serão quantos dias de prova? Para as turmas de 5ª série, é apenas um dia de prova, com questões de Língua Portuguesa e Matemática. Neste ano, no entanto, há uma novidade: a avaliação de Ciências Humanas e Ciências Naturais para as turmas de 9º ano. Por isso, os alunos desta série terão um dia a mais de avaliação. Mas as notas de Ciências ainda não entrarão na composição do Ideb.

Onde a avaliação será realizada? As provas serão aplicadas na própria escola, na sala que já é destinada a cada turma. No dia da avaliação, o gestor deve garantir um ambiente tranquilo para que os alunos respondam às questões, enquanto as outras séries da escola darão continuidade a suas atividades normalmente.

Quando o gestor poderá ver o resultado? Os gestores poderão consultar os resultados preliminares de suas escolas na Prova Brasil a partir de junho de 2014. Os resultados finais serão divulgados até 31 de julho de 2014. As escolas receberão apenas o boletim com as médias. O Inep não faz relatórios pedagógicos para cada edição.

Que avaliações compõem o Saeb? O Saeb também é composto pela Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica) e pela ANA (Avaliação nacional de Alfabetização).
O Aneb é uma prova de caráter amostral aplicada aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas localizadas em zonas urbanas e rurais. Para a avaliação, será selecionada uma amostra completar à Anresc. Isso significa que participam turmas entre 10 e 19 estudantes matriculados de instituições públicas e turmas com 10 ou mais alunos em instituições privadas. Questões de Ciências Humanas e Naturais também farão parte da avaliação do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.
A ANA foi criada neste ano e tem caráter censitário. Ela deve medir as habilidades de leitura, escrita e também em Matemática das crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, última série do ciclo de alfabetização. Ela será realizada em escolas públicas, localizadas nas zonas urbanas e rurais.

Para saber mais informações sobre a prova, acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, clicando aqui.