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Blog Aluno em Foco

Questões sobre orientação educacional, ética e relacionamentos na escola

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Recebendo uma família nova na escola

POR:
Flávia Vivaldi

Recepção na escola. Foto: SXC

Os começos são importantes. O primeiro beijo, a primeira viagem, a primeira escola, o primeiro dia de aula são muitas vezes inesquecíveis, deixam marcas. Assim, quando um aluno novo chega à escola no começo do ano ou agora no inicio do segundo semestre, é preciso cuidar bem do atendimento inicial a ele e a sua família. Usando um pleonasmo, diríamos que “é preciso cuidar com muito cuidado”.

Mesmo tendo muita experiência nesse atendimento inicial há sempre uma dose de ansiedade: como serão os estudantes que chegam? Qual a realidade de suas famílias? Precisaremos fazer alguma adaptação ou ter algum tipo de cuidado especial?

Por isso é tão importante começar com o pé direito. No texto de hoje, vamos focar na preparação de um encontro individual com as famílias.

Os objetivos desse primeiro encontro são trocar informações com os pais a respeito da vida do aluno e explicar sobre o funcionamento da escola e aspectos do projeto político pedagógico. Para isso, um planejamento cuidadoso é essencial. Em nosso trabalho, a gente costuma considerar os seguintes pontos:
- O diretor, o orientador educacional ou um professor podem conduzir a reunião;
- O local do encontro precisa ter privacidade, além de ser calmo e organizado, com espaço para que todos se sentem;

- Os materiais que ilustram o trabalho pedagógico devem estar selecionados (apostilas, produções dos alunos dos anos anteriores, livros didáticos e de literatura) para apresentar para a família;

- Uma boa maneira é assumir o tom de uma conversa informal;
- E o essencial: é preciso usar uma pauta predefinida como norteador da conversa.

A definição dos assuntos abordados depende da faixa etária. Por isso, é essencial pensar: o que é preciso saber sobre uma criança que entra na escola aos 3 anos? E aos 8? E aos 13? Quais as apreensões e dúvidas da família de crianças nessa idade?

Algumas dicas podem ajudar a definir a pauta:
1- Com alunos menores, como os da Educação Infantil, o foco da conversa pode ser a rotina familiar e questões físicas (horário de sono, passeios, alimentação, doenças, a gestação e o parto, entre outros);
2- Quando mais velhos, a experiência com a escola se torna mais importante e a presença da criança é aconselhável, para que ela também dê seu ponto de vista sobre questões como seu processo de alfabetização, desenvolvimento linguístico e matemático, socialização, entre outros.

Para auxiliar seu trabalho, preparamos dois modelos: um para a Educação Infantil e outro para alunos mais velhos. (Clique nos links para vê-los)

Durante todo o encontro é preciso estar disponível para escutar e fazer perguntas que ajudem a apurar a compreensão, sem invadir a privacidade da família, é claro. Também é indispensável que o funcionário da escola não faça pré-julgamentos, tenha um olhar de empatia. Se os novos membros da comunidade se sentirem acolhidos e a instituição recolher as informações necessárias para auxiliar o ingressante, então o trabalho foi bem realizado.

Bom, saber mais sobre os novos alunos é só parte do trabalho de acolhimento. Afinal, é preciso explicar detalhes sobre o funcionamento da instituição. Na próxima semana, trataremos dos aspectos do Projeto Político Pedagógico (PPP) que devem ser abordados em uma reunião com os pais de novatos. Aguarde!

Por enquanto, participe nos comentários respondendo:
- As pautas de entrevista que apresentamos são úteis?
- Como ocorre a recepção de novos alunos em sua escola?

Boa semana, educador. Boa semana, educadora!