Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Aluno em Foco

Questões sobre orientação educacional, ética e relacionamentos na escola

5 4 3 2 1

Reuniões de pais: por que fazê-las? Como organizá-las?

POR:
Flávia Vivaldi

Pauta para reunião com pais de alunos. O que deve e o que não deve ser discutido. Blog Aluno em Foco. Orientacão educacional. Crédito: Vilmar Oliveira/Editoria de Arte e SXC

Por que fazer uma reunião de pais? Essa é uma pergunta que muitas vezes professores, coordenadores, orientadores e diretores se fazem. Será que é mesmo necessário fazer reunião de pais? O que queremos quando propomos uma? Qual é sua função?

As reuniões são um canal importante de troca de informações entre as famílias e também com a escola. Além de discutir aspectos pedagógicos ligados diretamente ao cotidiano escolar – como problemas com indisciplina ou projetos desenvolvidos nas turmas –, também é importante ajudar os pais a entenderem melhor as características da faixa etária de seus filhos e debater com outros pais questões sobre as quais tenham dúvidas. Afinal, nós educadores temos o conhecimento teórico sobre muitas dessas questões.

Para organizar as reuniões, é necessário ter uma pauta bem definida, montada de acordo com os objetivos do encontro. Os temas eleitos devem dizer respeito a todos os alunos da classe e não a problemas específicos, que precisam ser tratados em encontros individuais. Algumas possibilidades de assuntos para abordar nos encontros coletivos:

1) Informar aspectos pedagógicos, como os conteúdos de cada série, os trabalhos desenvolvidos, o planejamento dos meses seguintes, características do segmento, a quantidade e tipo de lição de casa e a proposta didática das diferentes áreas.

2) Discutir a adaptação dos alunos aos novos desafios da série, o uso de aparelhos eletrônicos na instituição,  características da infância e da adolescência, assuntos relativos à sexualidade e drogas, entre outros.

3) Esclarecer aos pais características da faixa etária do ponto de vista cognitivo, social e emocional.

4) Reforçar questões institucionais, como normas e regras para o bom convívio da comunidade, bem como eventos que serão ou foram realizados.

5) Apresentar às famílias a equipe que interage com os alunos.

É importante ressaltar que em uma mesma reunião é possível haver diferentes objetivos. Em uma reunião para famílias das turmas de 6° ano, por exemplo, pode-se começar informando os novos desafios da série e algumas características da faixa etária. Depois, o professor de Matemática poderia apresentar o projeto que começará a trabalhar com os jovens e, por fim, os pais podem discutir o uso de seus filhos fazem da internet.

Considerando o caráter informativo e formativo da reunião de pais, é importante que a instituição planeje o que deseja tratar com cada série específica, elaborando uma espécie de “currículo”. Preparamos um exemplo que está disponível para download clicando aqui.

Para que os objetivos da reunião sejam atingidos, é fundamental organizar e o planejar até os pequenos detalhes. Para aumentar a adesão dos pais, tente encontrar um horário mais adequado para que a maior quantidade possível possa comparecer (esse horário é, geralmente, no final do dia).

Compartilhe conosco nos comentários os pontos que vocês acreditam ser mais importantes de observar no planejamento das reuniões!

Boa semana, educador. Boa semana, educadora!