Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Aluno em Foco

Questões sobre orientação educacional, ética e relacionamentos na escola

5 4 3 2 1

Mergulhando um pouco mais fundo… segunda sugestão de leitura

POR:
Flávia Vivaldi

Depois das provocações bem humoradas de Tomás, em Ética para Meus Pais, em meu último post, minha sugestão para esta semana é entrar com determinação em Nos Labirintos da Moral (*).

Essa obra de dupla autoria, do filósofo Mário Sérgio Cortella e do psicólogo Yves de La Taille, consiste num debate excitante entre os dois pensadores sobre as questões dilemáticas da atualidade, como a indisciplina interpretada como embate moral, a adolescência prolongada dos adultos, o que se elege como valor nesse contexto contemporâneo, entre outras.

Novamente, nosso convite leva o leitor a refletir e, cada vez mais, a se apropriar de temas que se relacionam não só à área de Educação mas, principalmente, à sociedade como um todo.

Assim como o novelo de Ariadne permite a Teseu não se perder no labirinto e encontrar o Minotauro, a escrita clara, instigante e agradável dos autores guia seus leitores pelos mais diversos vieses da moralidade humana. A riqueza do diálogo entre os mestres, além de alimentar nossa reflexão, abre ricos espaços para a tomada de consciência.

Sem muita cerimônia, somos conduzidos a refletir sobre temas que afligem não só o cotidiano da escola, como também o de todas as instituições legitimadas pela sociedade. Nesse sentido, mais do que apontar as incoerências presentes nas diversas relações sociais, os autores sugerem e repensam o educador e o ser humano. Tudo com o tempero especial do humor refinado.

Seguramente, Nos Labirintos da Moral é um rico material para o repensar de nossas práticas profissional e pessoal.

Cumprimentos mineiros e até a próxima segunda!

(*) CORTELLA, M. S. & LA TAILLE, Y. Nos Labirintos da Moral. Campinas, SP: Papirus, 2005.