Depois das provocações bem humoradas de Tomás, em Ética para Meus Pais, em meu último post, minha sugestão para esta semana é entrar com determinação em Nos Labirintos da Moral (*).
Essa obra de dupla autoria, do filósofo Mário Sérgio Cortella e do psicólogo Yves de La Taille, consiste num debate excitante entre os dois pensadores sobre as questões dilemáticas da atualidade, como a indisciplina interpretada como embate moral, a adolescência prolongada dos adultos, o que se elege como valor nesse contexto contemporâneo, entre outras.
Novamente, nosso convite leva o leitor a refletir e, cada vez mais, a se apropriar de temas que se relacionam não só à área de Educação mas, principalmente, à sociedade como um todo.
Assim como o novelo de Ariadne permite a Teseu não se perder no labirinto e encontrar o Minotauro, a escrita clara, instigante e agradável dos autores guia seus leitores pelos mais diversos vieses da moralidade humana. A riqueza do diálogo entre os mestres, além de alimentar nossa reflexão, abre ricos espaços para a tomada de consciência.
Sem muita cerimônia, somos conduzidos a refletir sobre temas que afligem não só o cotidiano da escola, como também o de todas as instituições legitimadas pela sociedade. Nesse sentido, mais do que apontar as incoerências presentes nas diversas relações sociais, os autores sugerem e repensam o educador e o ser humano. Tudo com o tempero especial do humor refinado.
Seguramente, Nos Labirintos da Moral é um rico material para o repensar de nossas práticas profissional e pessoal.
Cumprimentos mineiros e até a próxima segunda!
(*) CORTELLA, M. S. & LA TAILLE, Y. Nos Labirintos da Moral. Campinas, SP: Papirus, 2005.