Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

A semana pedagógica numa escola de Educação Infantil

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Na semana pedagógica, reservo tempo para organizar o espaço físico, definir o plano de adaptação e planejar as atividades do ano

Na semana pedagógica, reservo tempo para organizar o espaço físico, definir o plano de adaptação e planejar as atividades do ano

Em escolas que atendem crianças até 5 anos, existem muitas especificidades para levar em conta na semana de planejamento. Duas delas são principais. A primeira é que o professor precisa estar bem ciente das características da faixa etária com a qual ele vai trabalhar, algo que pautará suas ações ao longo de todo o ano. A segunda é que uma boa e eficaz organização do espaço físico é uma intervenção pedagógica determinante para a implantação de um ambiente que impacta diretamente na construção da autonomia da criança, um dos objetivos centrais dessa etapa da Educação Básica.

Abaixo, compartilho com vocês um cronograma de semana pedagógica, no qual reservo tempo para discutir com a equipe essas duas questões principais, além de outras, como o plano de adaptação, o planejamento anual e a pauta da reunião de pais. Para formulá-lo, considero que os professores permanecem meio período na escola, diariamente.

1º dia: Acolhimento e explicitação dos combinados da escola

Nesse dia, a primeira ação é realizar um acolhimento dos professores, estagiários e funcionários, apresentando os modos de funcionamento da instituição para os novatos e relembrando-os para os veteranos. Depois disso, o coordenador pedagógico pode convidar os docentes a explorar a sala na qual vão trabalhar, verificar quais materiais precisarão ser providenciados, delegar algumas tarefas para os estagiários e dividir o trabalho com o colega que atuará no período contrário. No texto da semana passada (clique aqui para ler), vocês podem encontrar as diretrizes que adotei para esse primeiro encontro de forma mais detalhada.

2º dia: Reunião por nível

No segundo dia de trabalho, o coordenador pedagógico precisa organizar um cronograma para se reunir com os grupos responsáveis pelas turmas de cada faixa etária. Para que ninguém fique sem atividade, enquanto uma equipe é atendida, a outra pode continuar a arrumação. A pauta dessa reunião é conversar sobre as características específicas de cada nível e refletir sobre as ações e intervenções do professor, que dependem da idade das crianças. Vou tratar sobre esse assunto com mais cuidado na próxima semana, mas já adianto que o coordenador deve providenciar com antecedência os materiais que serão utilizados para o estudo, como fotos das diferentes formas de organizar uma sala de aula e de montar cantos de faz de conta, as possiblidades de arranjo de listas, calendários, produções das crianças e alfabeto nas paredes, e cópias dos projetos e sequências que já foram realizados nos anos anteriores e que serão revisadas para a utilização neste ano.

3º dia: Elaboração do plano de adaptação e da pauta da reunião de pais

Mesmo que as crianças já tenham frequentado a escola nos anos anteriores, elas sempre precisam de um tempo para se adaptar à nova rotina, ao novo professor e à nova sala. Os pequenos que estão chegando pela primeira vez, precisam de ainda mais atenção por parte da equipe, que também tem de lidar com as expectativas e ansiedades das famílias. Portanto, é imprescindível a formulação de um plano de adaptação, que deve ser compartilhado com as famílias na reunião de pais. Dessa maneira, elas podem ficar mais seguras sobre o que os filhos farão. Nas próximas semanas, também vou preparar um texto só para falar sobre isso. Outra atividade prevista para o terceiro dia da semana pedagógica é a preparação da pauta da primeira reunião com os responsáveis. Nela, devemos prever, além do esclarecimento sobre o período de adaptação, a explicação da rotina e das metas da escola.

4º dia: Reflexão sobre as situações didáticas

Reunidos por nível, os professores iniciam a escrita e revisão dos planos do primeiro semestre. A ideia não é concluir tudo nesse dia, uma vez que os profissionais precisam de algum tempo para conhecer o perfil das turmas, mas começar a pensar nos objetivos e situações didáticas mais adequados em cada eixo (Oralidade, Leitura e Escrita, Matemática, Arte, Movimento, Música e Natureza e Sociedade), de acordo com a faixa etária. Nesse momento, o coordenador deve retomar os planejamentos já testados e avaliados (clique aqui para saber mais). A continuação desse trabalho será retomado cerca de 10 dias depois, para que a equipe defina o planejamento. Se possível, suspenda as aulas por dois dias ou utilize o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) para esse trabalho.

5º dia: Continuação dos planejamentos do dia anterior

Em São José dos Campos, onde trabalho, as escolas não costumam ter cinco dias para realizar o planejamento do início do ano. Em geral, são apenas dois. No terceiro, acontece a reunião de pais e, no quarto, o início das aulas. No entanto, quando é possível reservar a semana toda, deixamos o 5º dia para dar continuidade às reflexões sobre as situações didáticas.

É muito trabalho para iniciar bem o ano, não é? Mas eu garanto que vale a pena começar com tudo bem organizado e planejado!

Um abraço, Leninha