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Como apresentar a proposta pedagógica e o funcionamento da escola aos pais novatos?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Cabe a equipe gestora organizar um momento para que os pais dos alunos novos conheçam a escola, seus espaços e a proposta pedagógica da instituição

Aqui na escola onde eu trabalho temos 120 matrículas novas para o ano letivo de 2013, sendo que 100 crianças frequentarão o infantil 1 (3 anos) e os demais nas turmas de infantil 2 e 3 (4 e 5 anos). Mesmo que alguns já tenham frequentado outra instituição, será a primeira deles vez na EMEI Profª Maria Alice Pasquarelli.

Na rede pública, de uma maneira geral, os pais procuram a escola mais próxima de suas casas. Isso significa que a escolha deles não é feita necessariamente pela proposta pedagógica ou pelo espaço da Unidade escolar, como fazem os que procuram uma escola particular.

Cabe então a nós da equipe gestora organizar um momento para que tais famílias conheçam a escola, seus espaços e a proposta pedagógica, com foco no papel da Educação Infantil. Aqui chamamos este encontro de reunião de pais novatos. No momento da matrícula, os responsáveis já optam por um dos 3 horários da reunião que é realizada no final do mês de novembro.

Como o encontro se desenvolve:

Como serão cerca de 40 pessoas em cada reunião (é muito comum vir o pai e a mãe nessa reunião), dividimos em 2 grupos.  A Maria Angélica (diretora da escola) começa com um dos grupos abordando os aspectos administrativos da escola (acesse aqui a pauta) e eu começo com o outro grupo falando dos aspectos pedagógicos (acesse aqui), depois trocamos de sala, antes de passar para a 2ª parte da reunião (a adaptação das crianças no ambiente escolar) cada um de nós leva seu grupo para conhecer os diferentes espaços da escola. Como ainda está havendo aula, pois a reunião é realizada em novembro, tudo está acontecendo como num dia normal.

Um dos objetivos dessa reunião é refletir junto com pais sobre o período de adaptação das crianças, bem como orientá-los sobre os procedimentos mais adequados nessa fase.  A adaptação dos pequenos é uma etapa bem delicada, os pais geralmente não sabem como agir, querem que o professor dê toda a atenção ao seu próprio filho, e estão certos em querer, entretanto tem mais 20, 24 crianças que também precisam de atenção.  Em sua maioria, será a primeira vez que os pequenos vão ter que dividir o adulto, o espaço e os brinquedos com tantas crianças.  Fazemos uma roda de conversa com os pais para anteciparmos como a escola encaminha e orienta professores e pais para o período de adaptação. Farei um post no começo do ano que vem só sobre isso, ok? Depois dessa conversa entregamos um folder com algumas orientações (acesse aqui).

Desde que iniciamos a prática da reunião de pais novatos é nítido uma maior tranquilidade, tanto dos pais como das crianças no início do ano letivo, não é nada fácil encontrar um espaço no final de ano, já que são muitas as atividades dessa época, mas sabemos que o investimento vale a pena!

Como isso é feito na escola de vocês? Há uma preocupação em apresentar a escola e suas regras para os pais dos alunos novos?

Um beijo, Leninha