Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Sarau: momento para compartilhar a cultura

POR:
Joelma Souza
Na minha escola, fazemos um sarau a cada mês, além da Quarta Poética todas as semanas (Foto: arquivo pessoal)

Na minha escola, fazemos um sarau a cada mês, além da Quarta Poética todas as semanas (Foto: arquivo pessoal)

O sarau é um momento em que as pessoas se reúnem para ouvir, assistir e compartilhar conhecimentos de uma forma artística, seja um texto literário, uma música, uma dança ou uma pintura.

Aqui em Itapetininga, esse tipo de evento tomou forma nas escolas quando Maura Barbosa (hoje consultora da GESTÃO ESCOLAR) o resgatou e o instituiu na rede municipal de ensino, onde trabalhou há alguns anos. Na época, ela levou os diretores e os professores das instituições da cidade para apreciar peças de teatro, assistir a bons filmes, visitar museus e conhecer livrarias. Diante de toda essa riqueza, ficou mais fácil pensar em como seria possível trazer essa cultura para dentro dos muros e compartilhá-la com nossos alunos.

Em nossa escola, fazemos um sarau a cada mês, sempre considerando uma data comemorativa. Em agosto, por exemplo, abordamos o folclore. Durante cinco dias, exploramos o tema de forma significativa, com a ajuda de Bob Vieira, músico, compositor e contador de histórias. Ele foi convidado para cantar com os professores, funcionários, pais e alunos sobre diversas lendas e mitos que saíram dos livros e tomaram vida. Além do evento mensal, temos a Quarta Poética todas as semanas. Já falei sobre ela em um texto anterior (para lê-lo, clique aqui).

Acredito que, com esse tipo de evento, podemos fomentar e incentivar a cultura entre as crianças, que entram em contato com autores consagrados da nossa literatura, músicos e artistas populares.

E você, diretora e diretor, costuma trabalhar sarau cultural em sua escola? Como ele é realizado?

Abraços, Sonia Abreu