Olá, seja bem-vindo!
Todo gestor escolar sabe que na Educação nada é por acaso. Os bons resultados não acontecem da noite para o dia, nem são obras individuais. Todas as ações devem ser bem elaboradas, para que possam ter resultados que agreguem valores e possibilitem avanços nos processos pedagógicos. Por isso, não podemos iniciar o ano letivo sem um bom planejamento. Mas antes que as propostas possam chegar aos professores para serem discutidas coletivamente, devemos estudar muito e pensar quais projetos e atividades pretendemos colocar em prática.
O primeiro passo para a organização das atividades deve ser a elaboração do calendário escolar, seguindo as legislações vigentes e respeitando também as características locais. Ele deve prever as atividades que a escola terá com a comunidade, tais como reuniões de pais, dos conselhos escolares e dos conselhos de classe/série, as datas de início e encerramento dos bimestres, além das comemorações e as mostras pedagógicas.
Outro assunto importante, e que já falamos aqui no blog, é o estudo dos dados educacionais, tanto das avaliações externas, quanto das internas. A organização dessas informações deve ser feita antes do planejamento coletivo, pois como nós, gestores, conduzimos essa análise, precisamos conhecer todos os dados, entender as informações implícitas em cada item, saber em que ponto das expectativas de aprendizagem as turmas, e até mesmo cada um dos alunos, estão. Isso agiliza o processo que depois contará com a colaboração de todos.
E na sua escola, o que você julga importante fazer antes do retorno dos professores? Quais informações são analisadas coletivamente? Compartilhe sua experiência com a gente, deixe o seu comentário e suas dúvidas e sugestões.
Um grande e respeitoso abraço, até quarta!
Edicarlos Mellin