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Recesso escolar: descanso ou trabalho duro?

A época do recesso escolar é um momento oportuno para essa empreitada já que no dia a dia muitas áreas não sofrem intervenções por estarem em constante utilização

POR:
Joelma Souza
Na escola em que trabalho, aproveitamos o recesso para fazer a pintura das salas de aula e o reparo das luzes, mesas, cadeiras e aparelhos eletrônicos. (Foto: Shutterstock)
Na escola em que trabalho, aproveitamos o recesso para fazer a pintura das salas de aula e o reparo das luzes, mesas, cadeiras e aparelhos eletrônicos    Foto: Shutterstock

Nós, profissionais da Educação, precisamos repensar constantemente nossa atuação. Os espaços escolares também devem passar por essa reavaliação para que possam assegurar as condições necessárias para que todos aprendam, ação que deve ser encaminhada pela equipe gestora. A época do recesso escolar é um momento oportuno para essa empreitada já que no dia a dia muitas áreas não sofrem intervenções por estarem em constante utilização.

Na escola em que trabalho, aproveitamos esse período para organizar todos os ambientes de acordo com as observações dos alunos, pais, professores e funcionários. Fazemos a pintura das salas de aula e o reparo das luzes, mesas, cadeiras e aparelhos eletrônicos. Tudo isso é feito para que os espaços e recursos estejam disponíveis para a retomada das atividades da melhor forma possível.

No primeiro semestre de 2015, decidimos que nossa maior prioridade é a pintura de algumas paredes das salas, principalmente as dos fundos, já que são usadas como painéis pelos professores e alunos. Também optamos por trocar os quadros negros por brancos, algo que já havia sido feito em algumas salas de aula. As obras serão realizadas durante os 15 dias do recesso por toda a comunidade, em sistema de mutirão: pais, professores, funcionários e a equipe gestora participarão de forma ativa para que as crianças possam contar com a melhor estrutura possível na continuidade do ano letivo.

Para auxiliar as escolas nessas tarefas, existem vários programas federais e estaduais disponíveis que podem garantir melhores condições de ensino e aprendizagem, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), o Mais Educação e o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). A maioria dos municípios brasileiros já aderiu aos programas, mas cabe aos gestores planejar ações junto com toda a equipe para atender as demandas de cada escola, adaptando as atividades à realidade local.

Neste ano, utilizaremos os recursos do PDDE para a aquisição de materiais de construção e reforma. Como não teremos gastos com a mão de obra, o investimento nos materiais poderá ser mais amplo. Antes disso, faremos pesquisas de preço e reuniões com o Conselho Escolar para decidir exatamente o que fazer com os recursos. Esses encontros são muito importantes e devem bem planejados e registrados, garantindo uma prestação de contas clara e responsável.

E na sua escola, como é organizado o período de recesso? Esse tempo é aproveitado para a execução de pequenos reparos ou reformas? Compartilhe sua experiência!

Um grande e respeitoso abraço e até quarta-feira!

Edicarlos Mellin