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Qual é a formação do diretor escolar?

O caminho para ocupar esse posto varia muito dependendo da Secretaria e pode acontecer por indicação, concurso ou eleição

POR:
Joelma Souza
Mulher olha pilha de livros (Crédto: BlueSkyImage/Shutterstock)

Foto: BlueSkyImage/Shutterstock

As secretarias de Educação exigem algum grau de formação específico para assumir o cargo de diretor numa escola?

Pergunta enviada por Maria Cristina J. Peruzin, de São Paulo, SP

Cada rede estabelece critérios próprios para que o diretor escolar possa assumir o cargo. O caminho para ocupar esse posto varia muito dependendo da Secretaria e pode acontecer por indicação, concurso ou eleição. Algumas redes, por exemplo, exigem certo tempo de atuação em sala de aula para que os profissionais possam prestar concurso e se candidatar, outras indicam professores, e outras tem critérios político-partidários.

Quando o método de seleção de diretores é o concurso, todas as informações necessárias, como o conteúdo que a pessoa precisa saber para fazer a prova e a formação mínima exigida para assumir o cargo, costumam ser publicadas no edital. Nos outros casos, aconselho se informar na Secretaria de Educação da cidade ou do Estado para saber quais são os mecanismos e critérios de escolha. Nenhum dos procedimentos de seleção é melhor do que o outro, mas é essencial haver em todos eles requisitos claros para o desempenho da função. No entanto, está cada vez mais evidente a importância da boa gestão e como ela impacta no processo de ensino e aprendizagem.

Em relação à formação acadêmica, os diretores, em geral, cursaram Pedagogia ou fizeram outra graduação, mas atuaram como professores da Educação Básica durante um tempo. No entanto, percebo que parte da formação do profissional que ocupa esse cargo acontece durante o exercício da função, momento em que ele lida com a complexidade do cotidiano, com a interlocução com a Secretaria, com a documentação, com os prazos, materiais e finanças, com a comunidade e o compromisso com formação em contexto de trabalho da equipe, com o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, entre outras atribuições. Por isso, é essencial que as Secretarias assegurem um espaço em que os diretores possam discutir assuntos comuns e avançar no conhecimento sobre gestão.

Para aprofundar a reflexão sobre a importância da qualificação dos gestores, recomendo a entrevista com a Isabel Santana, gerente de Educação e avaliação da Fundação Itaú Social. Você pode assistir ao vídeo clicando aqui.

Quais são os critérios para assumir o cargo de diretor na cidade ou no Estado em que vocês trabalham?

Abraços, Maura

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