Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

PPP perpassa todas as ações da escola

Cuidar do administrativo também é, portanto, zelar pelo PPP

POR:
Joelma Souza

Ilustração: Renata Borges

Qual a maior responsabilidade do diretor: cuidar da parte administrativa ou do PPP?

Carlos Alberto, de Seropedica, Rio de Janeiro

Olá, Carlos Alberto, gostaria de iniciar a nossa conversa falando da relevância do projeto político-pedagógico (PPP). É nesse documento que estão projetadas as diretrizes, as metas e os objetivos da escola, bem como as ações do processo educacional a ser desenvolvido e/ou ampliado para que tudo se concretize. Ele expressa as exigências legais, assim como as necessidades e as expectativas da comunidade escolar.

O administrativo legitima a concretização do que está previsto no PPP. O diretor e a sua equipe não cuidam de uma parte em detrimento da outra, pois elas são complementares.  Até porque o PPP não é um documento à parte, mas algo que se revela nas atitudes das pessoas, na organização dos espaços, na articulação com a comunidade, na atribuição de aulas, na escolha do livro didático, no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, na estruturação do horário de planejamento e na troca entre os professores, entre tantas outras ações. Ou seja, ele perpassa a organização funcional de todas as atividades dentro da instituição.

Cuidar do administrativo também é, portanto, zelar pelo PPP. O que o diretor não pode é se concentrar só neste aspecto e deixar de lado o pedagógico, afinal o objetivo principal de toda escola é proporcionar a aprendizagem dos alunos, dentro ou fora da sala de aula. Para conseguir esse equilíbrio, o diretor e sua equipe têm de estar em sintonia. Eles precisam se reunir com regularidade para planejar o que será feito e analisar os avanços. E, se for necessário, rever as ações.

E onde você trabalha, como é a articulação entre o previsto no PPP e o cotidiano escolar?

Abraço,

Maura

Você tem dúvidas sobre direção escolar? Envie suas perguntas para http://abr.ai/maura-responde