Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como organizar as tarefas e a rotina de trabalho do diretor

Muitas de nossas tarefas não podem esperar, pois é arriscado protelar o cumprimento de prazos e as tomadas de decisões

POR:
Joelma Souza
Ilustração: Ariel Fajtilowicz

Tem horas que é caco de vidro
Meses que é feito um grito
Tem horas que eu nem duvido
Tem dias que eu acredito.

Paulo Leminski

Olá, diretor,

Quero começar nossa conversa com uma pergunta importante, sobre a qual o poema de Leminski dá algumas pistas: Como você gerencia o seu tempo? Já sentiu que, diante de tantas demandas das gestões pelas quais você é responsável, algumas recebem mais atenção do que outras?

Administrar as tarefas não é simples, especialmente para quem lidera um grupo que atua nos diversos segmentos – sala de aula, cozinha, limpeza, secretaria, portaria, vigilância, biblioteca. Todos precisam se organizar para que não haja desperdício nem de materiais, nem de recursos humanos e muito menos de aprendizagem.

A gestão escolar é complexa; e o tempo, como diz Delia Lerner, é um fator de peso na instituição: “Sempre é escasso pela quantidade de atividades, e nunca será suficiente”. Muitas de nossas tarefas não podem esperar, pois é arriscado protelar o cumprimento de prazos e as tomadas de decisões.

Que tal fazer esse teste de GESTÃO ESCOLAR para saber se você tem tempo para todas as suas tarefas? Ele tem o propósito de colocar em discussão as demandas administrativas e pedagógicas do diretor. Sabemos que não são poucas, mas é no tempo e no espaço que o trabalho acontece. Nesta reportagem, você vai encontrar uma sugestão de agenda elaborada por um grupo de diretores do Maranhão, que pode contribuir para que você estabeleça a sua de acordo com sua realidade.

Essa análise de sua rotina deve trazer uma questão importante, que é a necessidade de elaborar uma agenda que favoreça o gerenciamento da escola de forma colaborativa, valorizando os profissionais que compõem sua equipe. Será que você, diretor, não está acumulando atividades que podem ser delegadas a outros funcionários? Eles devem ter autonomia para resolver tarefas do dia a dia, mas também precisam encontrar espaço na agenda do diretor para conversar sobre questões importantes e replanejar suas ações.

Outras reflexões que podem te ajudar a repensar a organização de sua rotina: Sua agenda de trabalho é socializada com seu vice-diretor e os demais funcionários? Você reserva um tempo para analisar com a sua equipe o que observa no cotidiano que vem dando certo ou precisa de ajustes? Há um momento reservado para se reunir com os professores e o coordenador pedagógico sobre a concepção de ensino e aprendizagem dos alunos? Conversamos aqui no blog semana passada sobre a importância de não deixar esse aspecto da gestão de lado. Você reserva um tempo para saber mais sobre o andamento dos projetos que foram aderidos pela escola? Em que medida você se incomoda com a falta de tempo para se reunir com os seus funcionários? O atendimento à comunidade está contemplado em suas tarefas?

Aproveite esse período mais tranquilo de fim do trimestre que se aproxima, analise sua rotina na instituição e repense sua atuação diante da diversidade de gestões e do tempo necessário a todas elas no trabalho de diretor. Depois, volte aqui ao blog e compartilhe conosco suas resoluções!

Um abraço,

Maura