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2º semestre, tempo de recomeçar e replanejar!

Ainda há um semestre inteiro pela frente, mas ele pode ser mais tranquilo – já conhecemos as turmas de alunos, as famílias e os colegas

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Durante o planejamento estou sempre presente e mostro que a equipe pode contar comigo

Depois de um merecido descanso, estamos com as forças renovadas! Sabemos que ainda temos todo um semestre pela frente, e que provavelmente ele será mais tranquilo – já conhecemos as turmas de alunos, as famílias e os colegas. A escola onde trabalho é exclusiva de Educação Infantil, ou seja, atendemos crianças que estão nas seguintes níveis: Infantil I (crianças de 3 a 4 anos), Infantil II (de 4 a 5 anos) e III (de 5 a 6 anos).

Seguimos o currículo conforme propõe o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. Trabalho há alguns anos nessa mesma escola, nesse tempo, consegui definir bem, junto com a minha equipe os projetos, sequências ou atividades permanentes que serão utilizadas em cada eixo e em cada Infantil. Sabemos que os planejamentos nunca estão prontos e acabados. Apesar de já estarem escritos, todo semestre são revisados, ou reformulados. Alguns precisam ser totalmente rechaçados porque não funcionaram, então, elaboramos outros.

Como funciona o planejamento do segundo semestre

Temos previsto no calendário da volta para o segundo semestre um dia inteiro, sem aulas, para fazer o de planejamento.  É um momento em que todos os professores precisam estar juntos para discutir e efetuar os planos do 2º semestre.  Como em sua maioria os planos são os mesmos do ano anterior, já tenho as anotações das avaliações efetuadas. Assim, mantemos o que foi bom e focamos os esforços no que precisa ser revisto.

As professoras se reúnem por nível e cada grupo fica em um espaço. Vou de passando de sala em sala durante o dia todo, ajudando, palpitando, tirando dúvidas, providenciando material que me solicitam (geralmente planos anteriores, livros e apostilas). Cada professora se responsabiliza em digitar 1 ou 2 planos e me enviar por e-mail, nesse dia ou no dia seguinte no máximo.  Ao recebê-los, leio atentamente cada planejamento e faço anotações para discutir com os professores. Nos encontros de formação (HTC), me reúno cada dia com um nível, então se estou com as professoras do infantil I as demais estão preparando atividades, separando os textos da pasta de leitura, etc.

Nessa reunião de revisão dos planos, entrego uma cópia para cada professor e vou com todas as minhas anotações do que precisa ser revisado.  Lemos o material juntos e, logo em seguida, faço minhas observações, procurando deixar muito claro o porquê estou questionando. Peço sempre a opinião deles também – se concordam, se têm sugestões de melhoria. Respeito muito a minha equipe, por isso, em hipótese alguma, risco a produção dos professores e peço que reescrevam. Fico junto com eles o tempo todo, ajudo a pensar na atividade, a melhorar a orientação didática, a encontrar outra solução – e eu acho que a postura de todos os coordenadores pedagógicos deveria ser essa. Deixo bem claro que minha equipe pode contar sempre comigo.

Para pedir as alterações, preciso conseguir mostrar com clareza para os professores as sugestões de como melhorar os projetos. Cada professor faz as alterações e me envia novamente para que eu imprima a versão final para todas.  Certamente conforme os encaminhamentos de cada grupo pode haver alterações e diferentes propostas nas salas. Esse processo inteiro dura cerca de duas exaustivas semanas, que precisam estar previstas na minha agenda!  Dá trabalho, mas vale a pena, pois asseguro a autoria do professor e ajudo na prática.

Como vocês fazem na escola de vocês?  Também precisam fazer malabarismos para reunir o maior número de professores, já que nem todos fazem HTC?

Um beijo, Leninha