Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Recepção dos alunos novos e dos pais no primeiro dia de aula

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Acolher os alunos novos é muito importante para que eles tenham vontade de ir à escola

A escola em que trabalho recebe, anualmente, alunos novos para o 2º Ano do Ensino Fundamental. São crianças que fizeram a Educação Infantil e o 1º Ano em uma escola municipal, localizada no mesmo bairro.

No primeiro dia de aula, eu e a diretora organizamos a recepção dos pais e das crianças no pátio da escola. É o momento em que a diretora, eu e as professoras dos 2º anos nos apresentamos e explicamos que será marcada uma reunião específica para falar mais detalhadamente da escola e de seu funcionamento.

Apresentação dos espaços e avisos gerais aos pais

Aproveitamos este momento para dizer a eles que nos comunicamos com a família por meio de bilhetes e, por isso, devem ficar atentos ao material dos filhos a fim de estarem cientes de futuras convocações e comunicados.Também mostramos onde ficam as salas de aulas, os banheiros, a biblioteca e as outras instalações da escola, como diretoria, secretaria e sala de coordenação.

Em seguida, a diretora apresenta as professoras das respectivas turmas A, B e C e faz a chamada das crianças que vão compor cada turma. Nesse momento, as crianças acompanham suas respectivas professoras para a sala de aula. Os pais acompanham os filhos até a classe e ouvem das professoras as primeiras explanações de como desenvolvem seus trabalhos. O primeiro item da conversa é sobre a importância de os pais deixarem as crianças no portão da escola, pois é necessário desenvolver a autonomia das mesmas.

Passeio dos alunos pela escola

Quando os pais vão embora, as professoras iniciam o passeio pela escola com as crianças. O objetivo é apresentar, mais especificamente, os diferentes espaços físicos e, também, apresentar as pessoas que trabalham na escola, suas funções e a quem devem recorrer em cada situação. Oriento os professores para que, nos primeiros dias de aula, proporcionem, às crianças, brincadeiras de integração no grupo e atividades prazerosas visando o “gostar” da nova escola. Enfim, deixamos para a primeira reunião os detalhes de funcionamento da escola, suas regras que, aliás, será o assunto do próximo post.

E vocês, como organizam a recepção dos alunos novos?

Beijos, Maria Inês