Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como organizo as sondagens de Matemática nos anos iniciais

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Depois de falar sobre como fazer o diagnóstico inicial em Língua Portuguesa, hoje vou contar como organizo as sondagens da área de Matemática, de 2º a 5º Ano, na Escola Maria Aparecida dos Santos Oliveira.

Nas pastas que entrego aos professores no início do ano, além dos materiais para registrar as sondagens de Língua Portuguesa, há também os quadros para os professores registrarem os resultados das sondagens de Matemática. As sondagens realizadas são de escrita de números, resolução de problemas do campo aditivo e do campo multiplicativo (clique para ver).

Estudamos, em Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), os materiais do Programa Ler e Escrever, que orientam como fazer as sondagens matemáticas e suas análises. Uma das referências é Gérard Vergnoud sobre a Teoria dos Campos Conceituais. Utilizamos também o material da Nova Escola Matemática é D+ (veja aqui).  Se o professor não conhece a teoria, o porquê fazer, o como fazer, como analisar e o que fazer com a análise das atividades, não faz sentido aplicar as sondagens. Por isso é importante estudar com os professores. Vale a pena!

As atividades propostas para as sondagens são diferentes, por exemplo, para cada sondagem existem os problemas específicos a serem aplicados, como também são diferentes para cada ano/série.

Veja abaixo as sondagens, o cronograma para cada ano/série e alguns modelos dos quadros disponibilizados.

2º Ano

Escrita de Números – Fevereiro/ Junho/ Novembro.

3º Ano

Escrita de Números – Fevereiro/ Junho/ Setembro (vejam aqui o quadro)

Problemas Campo Aditivo – Fevereiro/ Junho/ Setembro (vejam aqui o quadro)

Problemas Campo Multiplicativo – Setembro/ Novembro (vejam aqui o quadro)

4º Ano

Escrita de Números – Fevereiro/ Setembro

Problemas Campo Aditivo – Abril / Setembro

Problemas Campo Multiplicativo – Abril/ Setembro

5º Ano

Escrita de Números – Fevereiro/ Setembro

Problemas Campo Aditivo – Abril / Setembro

Problemas Campo Multiplicativo – Abril/ Setembro

A análise dos quadros me permite acompanhar como está a evolução dos alunos com relação à Matemática e que conteúdos e metodologias preciso retomar com os professores nas reuniões de formação (ATPC).

E você, organiza com os professores as sondagens de Matemática?

Beijos, Maria Inês