Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como trabalhar a leitura de jornais em sala de aula

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

É um direito das crianças conhecer e aprender a ler o jornal, principalmente, por se tratar de um portador de diversos tipos de textos

Hoje vou contar como organizei um projeto didático para trabalhar com jornais nas salas de aula de 2º a 5º Ano. Penso que é um direito das crianças conhecer e aprender a ler o jornal, principalmente, por se tratar de um portador de diversos tipos de textos e estar presente no cotidiano.

Além disso, nos encontros de formação, durante o ano, proporciono aos professores o estudo do jornal e as possibilidades de exploração desse material com os alunos.

No planejamento do início do ano de 2012, reuni os professores por ano/série e pedi para que pensassem e escrevessem uma sequência didática para trabalhar com os periódicos durante todo o ano.

Posteriormente, organizei as sugestões num quadro e pude verificar, paralelamente, as sugestões para os diferentes anos/séries. Fiz alguns redirecionamentos e apresentei aos docentes. Fechamos o projeto e combinamos que, uma vez por semana, o jornal deve ser levado para a sala de aula para ser explorado e lido pelos alunos. Desde então, a leitura do jornal em sala de aula se tornou uma atividade permanente na rotina semanal dos professores.

No início de 2013, avaliamos o projeto: sua validade, o que foi possível realizar por parte de cada professor, os pontos positivos e negativos… Professores deram depoimentos e, diante disso, a equipe decidiu que o projeto com jornal permaneceria neste ano.

O que cada ano/série faz com o jornal?

2º ano: a partir do segundo semestre, os professores leem para as crianças, por exemplo, uma notícia ou reportagem. Mostram o nome do jornal, o caderno em que está a notícia, seu título, realizam a leitura em voz alta e fazem comentários sobre o que leram. Paralela a essa atividade de ler algo do jornal para as crianças, também proporcionam a exploração do portador: a capa do jornal, os diferentes cadernos e seus assuntos, entre outros aspectos. No 2º ano, o jornal trabalhado é local (Folha de Ibitinga), pelo fato de apresentar assuntos mais próximos dos alunos e, por ser menor, é mais fácil manusear.

3º ano: o projeto se inicia, no primeiro semestre, nos moldes do ano anterior, com a diferença de que os professores pedem para as crianças darem suas opiniões sobre os assuntos lidos e, assim, tem início as discussões e debates. Inicia-se a “roda de jornal” (os alunos leem e apresentam o que leram) e também o contato com um jornal maior (Folha de São Paulo, por exemplo).

4º ano: também começa no primeiro semestre, com intensificação das Rodas de Jornal, debates de opiniões, com exploração do portador e comparação de diferentes jornais. É desenvolvido um projeto didático, “Meios de Comunicação” e também uma sequência didática “Cartas de leitor”, ambos do material Ler e Escrever, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

5º ano: a partir do 1º semestre, iniciam o trabalho com a sequência didática do material Ler e Escrever, “Lendo notícias para o ler o mundo”. Intensificam-se as rodas de jornal, os debates com argumentações sobre determinados assuntos, o acompanhamento de um mesmo assunto por vários dias ou em diferentes jornais. Também é trabalhado o gênero “carta de leitor”: leitura e produção de texto.

Segundo os professores, os alunos gostam muito e são bastante receptivos para com as atividades desenvolvidas com o jornal em sala de aula.

E vocês coordenadores, como organizam o trabalho com jornal em suas escolas?

Beijos, Maria Inês