Na Educação Infantil, é comum os professores preparem jogos e materiais para serem usados na sala de aula. Poder contar com alguns equipamentos que ajudem nesse processo faz toda a diferença.
A partir de 2009 o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) incluiu a Educação Infantil no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), e tem sido com essa verba que compramos os equipamentos e demais materiais necessários.
Alguns materiais como o cartão de chamada, o calendário da sala, jogos de Matemática e de linguagem são confeccionados para todas as turmas. Parte deles precisam mesmo ser produzidos todos os anos, mas outros ficam de um ano para o outro precisam ser conservados. Para resolver este problema, adquirimos uma plastificadora, por exemplo.
Abaixo, listo esse e outros equipamentos e materiais que custam pouco e podem ajudar no dia a dia da escola, evitando o retrabalho e ajudando a conservar muitos desses materiais que acabam sendo produzidos internamente.
A plastificadora é um desses equipamentos que valem o investimento. Os cartões de chamada ficam perfeitos, e são padronizados para todos os alunos, assim se houver mudança de sala a criança leva o seu cartão. Adquirimos o equipamento com a arrecadação de uma Feira Cultural, na qual a Associação de Amigos da Escola (AAE) vendeu pastel, bolo e refrigerantes.
No início perdemos alguns materiais por não saber utilizar corretamente a plastificadora. Mas não há nada como perguntar para os mais experientes! No meu caso, fui até uma copiadora do bairro e lá aprendi a usar o equipamento com uma funcionária muito atenciosa. Agora fazemos tudo direitinho, mas usamos a plastificadora com moderação, pois o plástico para revestir os materiais tem um custo alto. Por isso, optamos por plastificar apenas os materiais que são e serão muito manuseados.
A guillhotina e a refiladora de papéis são utilizadas diariamente para cortar os bilhetes, preparar os suportes para os jogos, assegurando a simetria nos cortes e agilizando o trabalho de todos.
O grampeador de tapeceiro é outro equipamento muito utilizado para montar os tapetes de papelão e revestidos com papeis coloridos, imagens e plástico cristal para o acabamento. Para o canto de leitura e de faz de conta sempre são confeccionados lindos tapetes.
Outra boa aquisição foi o apontador elétrico, ah…que facilidade apontar 20 ou 30 lápis sem esforço!
Outros equipamentos que utilizamos bastante na secretaria da escola, e também em um ou outro material de sala, é o grampeador elétrico e a perfuradora para encadernação. Esse grampeador grampeia blocos com 20 ou mais folhas e a perfuradora deixa os portfólios confeccionados pelas professoras mais fáceis de serem manuseados pelos pequenos.
Talvez vocês tenham ou conheçam outros equipamentos baratos que facilitam o dia a dia na sua escola, compartilhem conosco!
Um beijo, Leninha