Vocês se lembram de que, na semana passada, eu compartilhei as orientações que dou aos meus professores para o encerramento do ano letivo? Mas de nada adianta se só eles deixarem tudo organizado, não é mesmo? Por isso, o coordenador pedagógico também deve fazer o que diz e arrumar seus registros e sua sala no final do ano.
Para mim, deixar meus documentos, meus armários e minha sala organizada sempre me dá uma sensação de fechamento de ciclo e dever cumprido. Isso me permite iniciar tudo de novo no próximo ano que, aliás, não demora tanto assim a chegar…
Vou listar para vocês o que considero importante fazer antes de aproveitar as férias:
- Deixar meu portfólio de reuniões pedagógicas atualizado e organizado. Afinal de contas, no próximo ano, posso recorrer a ele quando for necessário.
- Verificar se os registros (pautas e listas de presenças) das reuniões de formação estão organizados.
- Separar os materiais, como textos e livros, que utilizei nas formações. Sempre retorno a eles para relembrar o que foi trabalhado em determinado tema.
- Organizar meus arquivos das formações que recebi na Diretoria de Ensino. Neste ano, também preciso organizar os materiais do Pnaic.
- Organizar o arquivo pedagógico (documentos particulares do coordenador, como registros de uma conversa com os pais de um aluno ou o acompanhamento que uma criança faz com o psicólogo)
- Deixar meus armários limpos e arrumados., para dar a sensação de recomeço no ano novo.
- Fazer cópia dos arquivos do meu computador em um pendrive para que eu não corra o risco de perdê-los até o ano que vem.
Além de organizar meus documentos e minha sala, também faço uma autoavalição. Ela consiste em retomar o meu plano de trabalho proposto no início do ano e verificar se os objetivos e metas propostas foram atingidos.
Um dos meus objetivos, por exemplo, era investir nas reuniões de pais. Pela avaliação que eles fizeram no último encontro, foi possível verificar que os responsáveis aprovaram a nova organização e o planejamento das pautas das reuniões. Então, essa é uma ação que deve permanecer no próximo ano, ainda que seja bastante trabalhosa.
Em contrapartida, não consegui aumentar a quantidade de aulas assistidas, meta que eu havia previsto na minha rotina no início do ano. Ao longo dos meses, é comum aparecer algumas tarefas novas que podem comprometer nosso plano de trabalho. No entanto, quando chega dezembro, é hora de se fazer algumas perguntas. Por que não deu tempo de fazer tal coisa? O que fiz no lugar? Estava dentro da minha função de coordenadora? Enfim, como coordenadora, não posso perder o foco no pedagógico. Logo, essa reflexão me ajuda bastante. E, sim, essa será uma meta para 2014.
E vocês, coordenadores, como se organizam para o fechamento do ano letivo?
Beijos, Maria Inês