Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

A primeira reunião do ano com professores e funcionários

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
No início do ano letivo, os gestores devem se empenhar em criar um bom clima de trabalho na escola, acolhendo os novatos e também os veteranos

No início do ano letivo, os gestores devem se empenhar em criar um bom clima de trabalho na escola, acolhendo os novatos e também os veteranos

Começo de ano é uma das épocas que mais gosto na rotina escolar, porque vamos começar a construir uma história nova! E como daremos início às atividades fará toda a diferença.

A cada ano, fica mais claro para mim que uma boa convivência entre todos os membros da escola e uma relação pautada no profissionalismo, respeito e objetivos comuns são determinantes para assegurar a qualidade do trabalho pedagógico. É responsabilidade da equipe de direção instaurar um bom clima de trabalho.

Acredito que a primeira ação para construir um ambiente saudável seja planejar a primeira reunião do ano, acolhendo a todos e explicitando algumas especificidades da instituição. Mesmo que a escola faça parte de uma rede, cada uma constrói o seu funcionamento, definindo sua identidade ao longo dos anos. Então, é preciso compartilhar tudo com os novatos.

Planejando a reunião

No início do ano, um dos cuidados que precisamos ter é estabelecer um vínculo bacana com todos os professores e funcionários. O acolhimento dos novatos e também dos veteranos deve estar presente nas atitudes diárias e ser um dos pontos principais na pauta do primeiro encontro.

Mensagem: Vale fazer um cartão, com mensagens distintas para cada grupo (novatos e antigos), ou um marcador de livros para ser entregue para cada pessoa, na medida em que elas chegam para a reunião. Outra possibilidade é passar uma mensagem coletivamente. Uma sugestão que já fiz e o grupo gostou muito foi tocar a música Filtro Solar e entregar a letra impressa. A voz de Pedro Bial combinado à poesia que ele declama dá um tom mais contemporâneo sem cair na pieguice de algumas mensagens que mais parecem conselhos de autoajuda.

Dinâmica: Preparar uma dinâmica para que todos se conheçam é oportuno, mas é preciso cuidar para que ela não se estenda muito, pois a pauta é longa.  Uma que gosto é aquela na qual você define as duplas ou solicita que cada um procure uma pessoa que ainda não conhece ou não tenha muita convivência. Depois, você orienta para que conversem por cerca de dois minutos, incluindo nesse bate papo uma meta ou objetivo pessoal ou profissional para o novo ano.  Em seguida, cada pessoa apresenta o colega com quem conversou. Exemplo: se a Ana conversou com a Maria, será a Ana quem apresentará a Maria para o grupo, compartilhando o objetivo da colega  e vice-e-versa.

Claro que os membros da equipe de direção também fazem dupla com algum novato na escola, pois é fundamental que se incluam no grupo e participem da dinâmica para estabelecer vínculos.  Aliás, isso vale para todas as atividades, pois é bem chato quando os gestores ficam apenas olhando e não participam, seja em palestras, cursos ou oficinas. Mesmo que eu já tenha feito o mesmo curso antes dos professores, volto a participar ativamente com eles.

Depois desses dois primeiros momentos, cabe uma fala (curta!) de cada membro da equipe desejando um bom ano para todos. Bem, depois disso é hora de entrar na pauta da reunião propriamente dita e explicar o que farão nesse e nos outros dias do planejamento. O exemplo que vocês encontram clicando no link anterior é um documento que elaborei para uma escola na qual dou assessoria.

E você, coordenador, já está fazendo a sua pauta? Como você planeja o primeiro encontro?

Um abraço, Leninha.