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Como ajudar no acolhimento e na adaptação de crianças bem pequenas

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
A adaptação das crianças bem pequenas é um desafio para elas, para a família e para os professores

A adaptação das crianças bem pequenas é um desafio para elas, para a família e para os professores

Na Educação Infantil, seja creche ou pré-escola, a adaptação das crianças de 2 e 3 anos é a mais desafiadora. Nessa faixa etária, elas até querem estar com outras crianças, mas querem ir para o colo dos pais a todo momento ou, pelo menos, quando estão cansados. Porém, na escola não é bem assim, porque eles têm de dividir o colo do professor com os colegas. Aí mora o desafio do professor, que terá que conquistar cada uma das crianças e todas ao mesmo tempo.

Essa tarefa não é nada fácil. Por isso, o professor precisa de muita ajuda no início do ano e cabe ao coordenador pedagógico lhe dar suporte para planejar e antecipar boas atividades e intervenções para esse momento delicado.

São muitas as expectativas e as dúvidas das famílias, que sentem insegurança e se perguntam se está certo deixar seu filho tão pequeno na escola, se o professor será atencioso, se compreenderá as necessidades físicas e afetivas dele… Como vocês podem ver, são muitos “se”, que refletem até um possível desconhecimento do real papel da escola de Educação Infantil.

Por outro lado, as crianças também passam por muitos desafios no início da vida escolar, porque não é nada fácil sair de sua rotina familiar, ter que dividir o professor com tantas outras crianças e não ter seus desejos atendidos imediatamente como ocorria em sua casa.

E o professor nessa história? Sem dúvidas, é um período difícil para ele também, caso sua turma de 2 ou 3 anos esteja vindo pela primeira vez à escola. Será preciso bastante tempo e intervenções dele para que os pequenos se apropriem da rotina. Ele há de olhá-los individualmente e em grupo compreender os hábitos de cada um (uso de fraldas, chupeta, como se alimenta, etc.) até que todos estejam adaptados e que ele conquiste a confiança das famílias.

Como o coordenador pedagógico pode ajudar?

A primeira ação já deve ter ocorrido ou acontecerá antes do início das aulas. Ela consiste em uma reunião com os pais novatos para apresentar a proposta pedagógica e o espaço da escola.

Agora, é hora de orientar os professores, estagiários e funcionários para que, tanto o acolhimento (primeiro dia na escola) como a adaptação sejam bem planejados e ocorram com a maior tranquilidade possível.

O que precisamos fazer junto com a direção da escola?

  • Orientar e auxiliar os professores na elaboração do planejamento de adaptação, geralmente de duas a quatro semanas bem diferenciadas;
  • Tematizar com professores e demais profissionais que atuarão diretamente com as crianças os desafios desse período, auxiliando-os a construir a disponibilidade interna necessária para agir com bom senso e tranquilidade frente às demandas que um grupo novo de famílias e crianças requer;
  • Orientar os funcionários para que compreendam a especificidade desse período, o porquê de alguns pais permanecerem na escola, o cuidado com comentários e como podem ajudar conforme sua área de atuação;
  • Estar disponível nos primeiros dias para orientar as famílias e auxiliar os professores durante todo o período de aula é a principal atribuição da equipe de direção nessa época;
  • Orientar a organização da sala de aula considerando a idade das crianças. A sala de atividades para crianças de 2 e 3 anos precisa de espaço e uma organização de tal maneira que o professor enxergue a todos de qualquer lugar que ele esteja
  • Organizar os cantos delimitando-os com tapetes confeccionados de papelão e revestidos de plástico cristal bem grosso é uma ótima solução. As mesinhas podem ser inseridas mais pra frente, quando as crianças já tiverem incorporado a rotina da escola (como as crianças são muito pequenas, muitas escolas optam por trabalhar sem mesinhas até os 3 anos)
  • Providenciar livros, preferencialmente de capa dura, brinquedos e objetos variados em quantidade suficiente para todas as crianças.  Muitos podem ser confeccionados com caixas, potes coloridos, papel contact e papéis coloridos. Enquanto as aulas não começam, é possível envolver outros profissionais da escola para ajudar nessa confecção. É impressionante como descobrimos muitos talentos para construir brinquedos, entre os funcionários,  quando levamos alguns exemplos e disponibilizamos materiais.

Bem, há muito trabalho antes de as crianças começarem. Por isso, quero compartilhar com vocês algumas orientações iniciais para os professores. Vocês podem acessá-las clicando no link ao lado.

E na sua escola, como é o planejamento dos primeiros dias dos pequenos?

Um abraço, Leninha.