O início do ano é um momento bem gostoso na escola. Com a bateria recarregada das férias, voltamos com ânimo para recomeçar e com a intenção de fazer um trabalho melhor do que o do ano anterior. Nessa época, também nos deparamos com novos profissionais que vêm compor a equipe junto com os veteranos. Por isso, é preciso compartilhar com eles o que se espera de seu trabalho e como é o funcionamento da instituição. Essa é uma tarefa da primeira reunião com o grupo, que tem como meta integrar os novatos e retomar os combinados do dia a dia com todos.
É claro que toda escola tem suas peculiaridades, com modos próprios de funcionamento e procedimentos que constituem a identidade da instituição. O que funciona numa escola com apenas seis salas de aula, por exemplo, pode não dar certo num lugar com dez ou 12 salas, assim como será determinante para a organização do trabalho se o atendimento é de meio período ou de período integral. De qualquer maneira, o que é comum a todas as instituições é que as condutas que já foram testadas e aperfeiçoadas precisam estar registradas para nortear as ações futuras e – o mais importante – precisam ser comunicadas para assegurar que todos estejam cientes.
Diretrizes para o encontro
Vou compartilhar com vocês as diretrizes de uma escola que atende cerca de 350 crianças de 2 a 5 anos, em meio período.
No ano anterior, notamos que muitos encaminhamentos precisavam ser alinhados para garantir uma unidade na ação dos diferentes professores. Para isso, montamos uma comissão composta por três docentes, dois funcionários e da equipe de direção para elaborar um documento com orientações claras sobre os procedimentos mais adequados em algumas situações. Esse documento, chamado de Orientações Gerais (clique aqui para ver um exemplo), será compartilhado na primeira reunião com professores e estagiários, esclarecendo que tal documento será anualmente revisado e que novos itens ainda poderão fazer parte dele.
A pauta do primeiro encontro, que acontecerá numa segunda-feira, é bem simples. Abaixo, compartilho o que imaginei para esse momento.
Acolhimento (30 minutos): receber todos os professores e estagiários com café e biscoitos. Será um momento descontraído para que novatos e veteranos possam se conhecer e conversar livremente. A equipe de direção ficará atenta para inserir todos no bate-papo.
Apresentações e orientações gerais (60 minutos): pedir a cada pessoa que se apresente, dizendo onde vai atuar e onde atuou no ano anterior. Na sequência, entregar uma cópia das Orientações para os participantes com a recomendação de deixá-la colada no seu caderno de registros ou na pasta de planejamento para eventuais consultas. Ler e explicar cada um dos itens.
Apresentar o cronograma da semana (15 minutos): dizer que haverá um dia para reunião por nível com a coordenação (terça-feira) dois dias para o planejamento (quarta e quinta-feira), e outro dia para a reunião de pais (sexta-feira). Na semana seguinte, iniciam-se as aulas.
Organização da sala de aula (120 minutos): será o momento mais longo da reunião, pois cada dupla de professor (o da manhã e o da tarde) se dirigirá a sua classe e precisará retirar todos os materiais dos armários e das caixas para organizá-los nas prateleiras. Também será necessário forrar os murais e providenciar a listagem com os nomes dos alunos para confeccionar os crachás para as primeiras semanas de aula. Essa organização terá continuidade na quarta e quinta-feira, dias de planejamento.
Recomeçar é muito bom e, se instauramos um clima de parceria e comprometimento desde o início, podemos fazer a diferença nos resultados do trabalho pedagógico e no bom relacionamento entre todos, não é mesmo?
Bom recomeço para você!
Um abraço, Leninha