Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Mural de boas práticas: uma ação que faz diferença

Compartilhar com o grupo os bons encaminhamentos realizados por cada professor é uma boa forma de valorizar o trabalho docente

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Mulher prega informes em mural na escola (Foto: Divulgação)
Compartilhar com o grupo os bons encaminhamentos realizados por cada professor é uma boa forma de valorizar o trabalho docente   Foto: Divulgação

Durante um curso de formação para coordenadores pedagógicos, uma das participantes deu o seguinte depoimento a respeito dos desafios da função:

“Há dois meses, iniciei como coordenadora numa creche que já desenvolvia um trabalho bem estruturado. Então, minha preocupação tem sido dar continuidade ao que já vinha sendo feito e ter atitudes que façam a diferença no dia a dia dos professores. E uma das ações que quero instituir na minha rotina é reconhecer publicamente o trabalho de cada um dos membros da equipe, para que eles se sintam valorizados. Me lembro de como um mural de reconhecimento foi importante na minha inserção como professora novata numa escola, porque isso fazia com que eu me sentisse considerada e me deixava com mais vontade de partilhar e de aprender com os colegas.”

O tal mural que a coordenadora comentou era um quadro ao lado do livro de ponto dos professores, no qual se compartilhava iniciativas observadas em sala de aula. Os docentes costumam pensar em pequenas soluções ou encaminhamentos no dia a dia que qualificam muito o trabalho pedagógico, mas que nem todos conhecem. Por exemplo: a música que canta antes do momento da história e que convida as crianças a se aproximarem; o cantinho que montou no corredor para trabalhar com melecas e que encantou os pequenos; o jogo que criou para trabalhar com os nomes da turma; a organização do mural da sala que favoreceu as crianças apreciarem como utilizar pincéis, entre outros.

A divulgação dessas boas ideias tem dois objetivos. O primeiro é possibilitar que outros professores possam utilizar, aprender ou aperfeiçoar uma proposta a partir das práticas de um colega. O segundo é valorizar cada profissional e mostrar a ele que enxergamos seu trabalho e que estamos atentos a suas especificidades.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de criar esse tipo de mural. Um deles é a frequência com que ele é atualizado, pois manter a mesma informação por muitos dias o torna ultrapassado e cansativo. Outro é garantir que todos os professores apareçam no quadro, o que é bem tranquilo quando se está próximo deles e se acompanha suas práticas. Para evitar constrangimentos, é legal pedir autorização do docente antes de divulgar um encaminhamento dele e cuidar para que ninguém apareça muito mais do que outra pessoa.

Quando eu era coordenadora, eu criei um mural como esse na escola em que trabalhava e posso afirmar que os resultados são ótimos e imediatos. Eu via que os membros da equipe sempre ficavam de olho nele, pediam para os colegas os ajudarem a realizar ações parecidas e até mesmo levavam os alunos para conhecerem as práticas da escola.

Todos gostam de ser incentivados e elogiados e, quando isso acontece com uma pessoa, ela tende a se empenhar cada vez mais no trabalho. Outro aspecto fundamental é a possibilidade de circulação de saberes e fazeres. Essa interação é muito potente para o aprendizado, tanto do professor e do coordenador como das crianças.

E na escola em que você atua como coordenador pedagógico, os saberes estão circulando? Como?

Um abraço, Leninha