Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Baixa renda, cor e gênero explicam abandono no Ensino Médio

Segundo pesquisa do Cenpec, esses são os motivos que mantém mais da metade dos jovens entre 18 e 29 anos sem concluir a Educação Básica

POR:
Laís Semis

14,7 milhões de jovens entre 18 e 29 anos não concluíram a etapa final da Educação Básica no ano de 2014. O número representa cerca de 38% da população nessa faixa etária ou 4 entre cada 10 jovens. O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) resolveu investigar o perfil desses jovens e identificou dois grupos principais: os que abandonaram a escola e não retornaram e aqueles que ainda estão fazendo o Ensino Fundamental ou Médio, apesar da idade avançada.

Fatores como a condição socioeconômica são apontados como motivo para a saída da escola. Considerando a renda média domiciliar per capita, 41,1% dos jovens sem o Ensino Médio se encontram entre os 25% mais pobres. 56,8% deles são do sexo masculino; 67,3% são negros e 65,8% estão no mercado de trabalho.

O currículo também é colocado como ponto de atenção. Projetos que associem conhecimentos acadêmicos à experiência prévia dos alunos e seus projetos de vida devem ser considerados. "O currículo passa a fazer sentido para o jovem quando ele integra o campo de suas experiências passadas e de suas expectativas futuras", diz Antônio Augusto Gomes Batista, coordenador de pesquisa do Cenpec.

A flexibilidade do currículo no Ensino Médio vem sendo discutida por diversos estudos e questionada por alunos. A entrega da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dessa etapa de ensino, prevista para julho deste ano, foi adiada até que seja aprovada uma reforma no ensino.

O estudo Políticas para o Ensino Médio no Brasil: Os Casos do Ceará, Pernambuco, Goiás e São Paulo (2005-2014)" foi realizado pelo Cenpec, com apoio da Fundação Tide Setubal. Confira outros resultados no site.