Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como avaliar o que o professor está aprendendo na formação continuada

POR:
Eduarda Diniz Mayrink
A reunião de pais é uma ótima oportunidade para avaliar o trabalho do professor. Crédito: Manuela Novais

Delia Lerner define em seu livro A Aprendizagem da Língua Escrita na Escola: “a avaliação só tem sentido se tem como ponto de partida e de chegada o processo pedagógico (…) não deve servir, como em geral se faz, para penalizar. Deve ser um processo permanente que, à luz de uma teoria do conhecimento, possibilite acompanhar e intervir no processo à medida que penetre em sua complexidade. (…) É o momento de buscar os dados que ajudem a decidir se a estratégia metodológica desenvolvida é adequada ou não, ou em que medida o é, para guiar um processo de ensino que instigue, provoque e configure a aprendizagem que desemboque na obtenção dos resultados previamente propostos.”

Com base nisso,gostaria de refletir com vocês sobre a avaliação das aprendizagens dos professores que o coordenador pedagógico pode utilizar. Durante o ano letivo, costumo usar alguns instrumentos para acompanhar o desenvolvimento dos professores:

– Relatórios das reuniões gerais;

– Registros de falas dos professores durante as reuniões de formação;

– Observação e anotação das reuniões de supervisão;

– Verificação de atividades realizadas em sala de aula;

– Sínteses de planejamentos de atividades do professor;

Além disso, uma situação que faz parte da minha rotina e também colabora como uma fonte para refletir sobre a evolução dos professores é a preparação para a reunião de pais. Nesse estágio, consigo verificar os avanços e conceitos adquiridos pelo docente sobre determinado conteúdo tratado na formação. Por isso, organizo as reuniões de pais junto com os docentes e nessa preparação peço que eles explicitem para mim o que aprenderam no processo de formação para aí definir o que vamos comunicar aos familiares sobre as aprendizagens dos alunos. Daí, obtenho muitas pistas sobre o modo de trabalho deles.

Atualmente, estou debatendo com minha equipe o que e como devemos comunicar aos familiares sobre o trabalho realizado em 2016. Pretendo, além de organizar as reuniões, retomar e aprofundar certos conteúdos da formação realizada, avaliar as conquistas dos educadores e identificar possíveis dificuldades, coletando informações para traçar um plano de formação futuro.

E vocês, coordenadores, que instrumentos ou situações utilizam para avaliar a aprendizagem dos professores considerando que nosso papel é de formadores deles? Compartilhem!

Abraços e até semana que vem.

Eduarda