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Um roteiro para estruturar projetos de formação

Com o documento, o coordenador pedagógico tem clareza dos passos que precisará dar para esmiuçar com os professores um conteúdo ou as formas de ensiná-lo

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Análogo ao projeto institucional, elaborado pelo diretor escolar, o projeto de formação é um roteiro para o trabalho do coordenador pedagógico na formação dos professores sobre um tema ou um aspecto determinado. Para se chegar a esse enfoque, será preciso considerar as necessidades de aprendizagem tanto dos alunos como dos professores, retomando quais foram as metas estabelecidas no projeto político-pedagógico (PPP).

Os assuntos que serão discutidos ao longo de diversos encontros formativos com professores precisam obedecer a uma sequência lógica e estar detalhados no documento redigido pelo coordenador. O profissional também deve esclarecer quais são as estratégias de formação que pretende utilizar durante as discussões, tendo como objetivo o aprofundamento do conhecimento do docente.

Veja as etapas que não podem faltar nesse documento:

Objetivos
Sucintamente, defina quais os objetivos que você quer alcançar com o grupo de professores ao final da formação. Compartilhe-os com os docentes, para que eles possam regular as expectativas.

Conteúdos
É hora de definir o que será, de fato, trabalhado com os professores. É um assunto específico de uma disciplina? É alguma questão didática? É uma metodologia de trabalho?

Tempo estimado
Quantas reuniões serão necessárias para tratar sobre o conteúdo selecionado? Defina isso e qual será a periocidade dos encontros.

Materiais necessários
Defina quais e quantos materiais você precisará usar com os professores durante os encontros. Especifique se são textos ou outros objetos, de acordo com os conteúdos previamente delimitados.

Desenvolvimento
Nessa parte do documento, o coordenador deve descrever o que e como cada tópico será tratado nos encontros. É importante distribuir bem os conteúdos pelas reuniões, para que todos os assuntos sejam aprofundados em uma sequência lógica. Lembre-se de que alguns precisarão de mais tempo do que outros. Além disso, será necessário elaborar quais serão as estratégias formativas utilizadas e prever possíveis intervenções dos participantes. Um planejamento bem feito garantirá que o foco não seja perdido e o tempo destinado à formação seja bem utilizado.

Avaliação
Acompanhar a prática dos professores depois da formação é essencial para saber se as estratégias formativas utilizadas estão dando certo ou se será preciso fazer mudanças no percurso. Para isso, defina com os professores os indicadores de avaliação e fique de olho nos registros, nas avaliações e nas produções dos alunos.