Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como se preparar para a observação de sala de aula

Assistir à prática do professor precisa de planejamento e foco. O resultado ajudará o coordenador a preparar melhor os encontros de formação. Saiba como construir a pauta dessa atividade e dar a devolutiva para o docente

POR:
GESTÃO ESCOLAR

A análise de planejamentos, relatórios, produções e resultados das avaliações ajuda muito o coordenador pedagógico a acompanhar o trabalho dos docentes na escola. No entanto, é quando ele entra em sala de aula que pode ter mais noção das verdadeiras necessidades didáticas da equipe.

A observação da prática do professor é, portanto, uma ferramenta formativa, pois, com base nos dados obtidos nela, o coordenador consegue orientar melhor os docentes.

Abaixo, veja quais devem ser os principais focos do coordenador ao entrar em sala de aula e uma forma simples de dar uma devolutiva para a equipe.

Pauta de observação
Em sala, o coordenador pedagógico precisará focar a atenção em alguns aspectos do trabalho docente e da resposta dos alunos ao que foi proposto. Construir uma pauta de observação o ajudará muito nessa tarefa. Nesse documento, preveja um espaço para anotar informações como:

Atividades propostas pelo professor: Quais foram as atividades apresentadas aos alunos?  O conteúdo é adequado às necessidades de aprendizagem da turma? Os recursos utilizados são adequados e suficientes para a aprendizagem? Como o professor organizou o tempo para a atividade? Quais foram as estratégias didáticas utilizadas pelo docente? As intervenções foram feitas nos momentos certos?

Interesse e participação dos alunos:  Os estudantes entenderam a proposta do professor? Eles participaram da aula? Recorreram ao professor ou aos colegas quando tinham dúvidas?

Anote todas as respostas para essas perguntas.

Devolutiva do coordenador para o professor
O trabalho mais importante da observação começa depois que o coordenador pedagógico sai da sala. As anotações feitas durante a aula o ajudaram a preparar uma conversa individual com o professor. Antes de agendá-la, prepare um documento com os pontos positivos da atuação do docente e o que precisa ser melhorado. Deixe um espaço para que ele manifeste sua opinião. Depois de receber o documento preenchido, agende uma reunião para comentar ponto a ponto o que você observou e dê sugestões de melhoria.