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Quais devem ser os objetivos de uma apresentação musical na escola?

POR:
Eduarda Diniz Mayrink

É comum as escolas organizarem apresentações de crianças com teatros, danças, seminários, etc. O dia do evento é um momento em que podemos mostrar o conteúdo aprendido durante todo o ano de forma organizada e festiva ao mesmo tempo, além de se aproximar das famílias. Esta experiência pode ser vivida pelo pequeno de forma prazerosa, mas também pode aparecer a timidez, o medo e a tensão que, por vezes, o impede de entrar no palco.

Nesse início de ano, em que estamos planejando as próximas atividades, também é tempo de avaliar as experiências anteriores e a partir delas refletir sobre o que aprendemos com esses eventos e que cuidados precisamos tomar. A organização de apresentações das crianças precisa ser conectada à proposta pedagógica. Isso porque esse momento faz parte de um processo de aprendizado dentro de todo o período letivo e é necessário a equipe precisa ter definido os objetivos e impactos esperados na aprendizagem dos estudantes com a atividade.

Gostaria de relatar uma experiência que realizamos na EMEF Murillo Garcia Moreira no final de 2016 com resultado muito positivo. Em parceria com a equipe docente, planejamos um musical. Escolhemos essa ação pois já havíamos estabelecido como meta que daríamos ênfase ao movimento corporal na nossa unidade. Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal é muito importante, pois possibilita que a criança reconheça seu corpo, suas capacidades e limitações espaciais e temporais. O momento de apresentação também é bacana, pois a criança poderá ter a experiência de palco. Além disso,o trabalho com música e dança também é a inserção de cultura e prazer e pode ser explorado dessa maneira.

Usamos nossos encontros de planejamento para organização das ações. Os professores começaram a estabelecer parcerias para inserir as músicas selecionadas na rotina dos pequenos.  Foi preciso levantar as aprendizagens que seriam adquiridas e como isso seria integrado ao currículo. Assim, as canções passaram a fazer parte das atividades em sala de aula, a dança se tornou tema das aulas de Educação Física e os trabalhos de postura em palco e coreografia foram trabalhados durante o estudo de artes.

O dia da apresentação foi muito tranquilo. As crianças já haviam vivenciado o que aconteceria na apresentação durante as aulas, além da pesquisa sobre o tema, criação de movimentos, contato com alunos de outras turmas, ensaios abertos, conversas, aulas especiais para enfeitar o figurino, fazer o cenário e ensaiar no palco.  Os pais elogiaram bastante e a equipe toda ficou muito satisfeita com o resultado final.

E vocês o que levam em conta ao organizarem uma apresentação das crianças na escola?

Abraços,

Eduarda