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Quatro ações fundamentais para o coordenador preparar o ano letivo

POR:
Muriele Massucato

Olá, colegas,

As férias acabaram. Eu já estou a todo vapor e este é um bom momento para compartilhar algumas ações fundamentais para o início de ano letivo. São questões que, se realizadas com sucesso pelo coordenador pedagógico, podem fazer os trabalhos recomeçarem em um ritmo muito melhor.

O primeiro ponto a se atentar é o acolhimento da equipe docente. Na minha escola, nós, gestores, ainda vamos discutir algumas ações, mas já pensei em propostas de como receber os professores. Vou sugerir a apresentação em vídeo da música A Casa É Sua, de Arnaldo Antunes (veja o clipe abaixo), para iniciar uma reflexão coletiva sobre a relevância de cada pessoa na construção de um ambiente saudável e coerente ao previsto no projeto político-pedagógico (PPP). Além disso, recomendarei o vídeo Caminhando com Tim Tim  para valorizar o processo que viveremos em 2017, e não somente os resultados finais.

Outra etapa importante é a análise cuidadosa do PPP. Retomaremos com todos os profissionais os principais aspectos da avaliação de 2016, pois ela nos mostra o que merece a nossa atenção no novo ano. Como será meu primeiro ano atuando na EMEB José Avilez, li o projeto nas férias e fiz alguns apontamentos, mas é fundamental escutar quem estava presente no período letivo anterior para que eu saiba quais asminhas prioridades. Algumas delas estão bem claras no documento, como ampliar a participação na construção coletiva do PPP, envolvendo todos os funcionários e a comunidade escolar, bem como garantir a sua divulgação às famílias dos alunos.

Para lidar com tantas demandas, os gestores e a equipe docente precisam ter clareza que têm como atribuição fazer o acompanhamento do trabalho pedagógico e da implantação de ações para sua qualificação, com vistas à garantia da aprendizagem de nossas crianças. Mas, antes de colocar a mão na massa, sugiro que faça três perguntas a si mesmo: “O que devo fazer? Porque devo fazer? Quando e como fazer?”. Depois que souber quais serão suas principais ações, conte aos professores. No meu caso, algumas atribuições serão retomadas logo no início do ano letivo com os educadores. Minha colega de coordenação e eu vamos discutir com todos quais os nossos focos de trabalho. Esta apresentação destaca quais as funções de um coordenador pedagógico e pode ajudá-los nesta reflexão.

Por último, pretendo desenvolver uma organização sistemática de acompanhamento do professor com reuniões na hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) e observações em sala de aula. O plano formativo da escola precisa ser pensado com base no levantamento das necessidades e estarei atenta e aberta ao diálogo. Também buscarei conhecer a realidade dos alunos por meio de instrumentos metodológicos de registro: as atas de conselhos do ano passado, os relatórios das crianças e os portfólios. Essas informações me ajudarão a preparar formações para os docentes que vão ao encontro do que eles realmente precisam.

Essas são as minhas expectativas para o início do ano. Estou feliz e mal vejo a hora de começar. E vocês, como estão se planejando para a volta à escola? Compartilhem aqui as suas expectativas e experiências. Até a próxima.

Muriele