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Três cuidados essenciais na revisão do PPP

O projeto político-pedagógico pode ser revisto a qualquer momento do ano e sempre que houver mudanças na comunidade atendida pela escola

POR:
Joelma Souza
Ao compartilhar a tarefa de refletir sobre o PPP com a equipe, somam-se  ideias, insights e possíveis soluções, além de garantir uma gestão democrática. Crédito: Rafael Araújo

Olá, diretores,

Nós precisamos refletir constantemente e rever os diversos aspectos que influenciam a aprendizagem em uma escola para garantir o avanço do desenvolvimento dos alunos. Por isso, é fundamental adequar constantemente o projeto político-pedagógico (PPP), identificando as novas necessidades da instituição, tendo como referência suas metas e a comunidade na qual ela está inserida para que o documento seja um norteador da caminhada da equipe.

Como dividi com vocês há algumas semanas, neste ano, nossa escola mudou de endereço. Tomando por base a experiência que estamos vivendo, algumas necessidades e possibilidades diferentes das que tínhamos no outro prédio começaram a se tornar bastante evidentes no dia a dia. Diante disso, foi preciso repensar a trajetória que seguiremos daqui para frente. Dos processos que estamos passando, podemos compartilhar algumas ações que ajudam a direcionar esse trabalho de revisão do PPP:

- Estabeleça vínculos com a comunidade
As famílias devem compreender que a escola existe para contribuir com todos os processos de desenvolvimento dos estudantes. Mas, para isso, precisa estar de portas abertas e disposta a dialogar, explicar os processos e incentivar uma parceria nessa missão.  Promover eventos com a participação das famílias, convidá-las para estar próximas da rotina de estudo e mostrar interesse e comprometimento com a aprendizagem das crianças são caminhos possíveis para isso. Assim, ao mesmo tempo em que estabelecemos credibilidade no ensino que pretendemos oferecer, também conhecemos melhor a realidade em que estamos inseridos.

- Converse com equipe
Juntos, somamos ideias, insights e possíveis soluções, além de garantir uma gestão democrática. Promova conversas envolvendo toda a equipe para analisar a nova realidade, quem são os alunos e qual o histórico e as necessidades deles. Identificar a clientela é necessário para conhecer o contexto em que atuamos e trabalhar com base nele. Diante das constatações, estabeleça as metas e propostas de ações concretas para atingir os resultados esperados.

- Mantenha uma escuta sensível
Ouça sempre os colaboradores e os alunos atentamente para identificar situações e problemas ou mesmo para reunir sugestões. Dessa forma, nos tornamos uma instituição viva e que considera seus membros dentro da comunidade. Perceba os desafios e oportunidades por meio dessas conversas e da sua própria observação. Compartilhe as constatações com outros membros da gestão para validar as ideias e pensar, conjuntamente, em encaminhamentos. Ouvir e observar são excelentes estratégias para mapear ações e projetos que favoreçam o crescimento de toda a instituição.

O PPP pode ser revisto a qualquer tempo, não só no início do ano. O ser humano é capaz se reinventar quantas vezes forem necessárias e a escola, que tem na sua essência a valorização do ser humano, também tem, muito fortemente, essa função em seu papel social por meio do processo educacional.

Para quem está buscando dicas práticas para elaborar o projeto político-pedagógico, sugiro a leitura deste texto aqui. Já para aqueles que procuram bons exemplos reais desse documento, vale dar uma olhada nos modelos disponíveis neste link.

E aí, amigo diretor, quais são os desafios e oportunidades que encontra ao rever o PPP da sua escola? Compartilhe conosco para potencializar nossas rotinas!

Um grande abraço e até semana que vem,
Joelma