Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Os coordenadores pedagógicos precisam trocar experiências uns com os outros

POR:

Nós, coordenadores pedagógicos, somos responsáveis pela formação continuada dos professores na escola. Devemos atualizar a equipe, refletindo constantemente sobre o currículo e trazendo novas práticas pedagógicas. Mas, para exercer essa função, precisamos estar em um contínuo processo de autoformação e uma ótima maneira de fazer isso é trocar experiências com outros coordenadores. O problema é que, em geral, as secretarias de Educação promovem vários encontros só entre professores, deixando os coordenadores de fora.

Como gestora, preciso de tempo para refletir ao lado de colegas de outras unidades. Gosto muito de conversar sobre como conhecer as possíveis estratégias formativas, levantar projetos a serem desenvolvidas com os professores e registros que devem ser realizados, além de avaliação, reunião de pais e reunião com gestores. Encontros assim ampliam e muito o meu desempenho profissional.  Por isso, sempre faço questão de colocar a importância de um processo de formação continuada para coordenadores pedagógicos.

Fiquei muito feliz nesta semana, pois realizamos a nossa primeira reunião de coordenadores da rede em que trabalho e fomos avisados que teremos encontros quinzenais para tematizar nossas ações para a formação dos docentes. O foco foi uma reflexão sobre o nosso papel na instituição. Na equipe, tínhamos colegas com mais experiências e novatos que necessitavam de ajuda para desenvolver seu trabalho.

Foi um momento muito importante para pensar em ações de aprimoramento da nossa prática. Pude contribuir com um pouco do que já vivi e também ouvir as expectativas dos iniciantes, que, apesar de conhecerem pouco sobre a função, têm ampla experiência na sala de aula. Juntas, retomamos aspectos importantes sobre as nossas atribuições, a relação com o diretor e o levantamento de possíveis conteúdos para serem utilizados nas formações com os educadores neste início de ano. De tarefa para casa, levamos a elaboração da nossa rotina e colaboração para que os docentes elaborem a deles. Compartilharmos os resultados no segundo encontro.

Estou muito feliz pelo nosso município, que proporcionará momentos de estudos para nós coordenadores, sempre em favor da melhor prática do professor em sala de aula.

E vocês coordenadores, já participaram de encontros de formação para nós? Como foi?

Abraços,

Eduarda Mayrink