Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como ajudar os professores na organização de diagnósticos para os alunos

POR:
Eduarda Diniz Mayrink

Os primeiros dias do ano letivo são repletos de ações importantes para a equipe gestora e docente: organização da semana pedagógica, primeiras reuniões com a equipe, acolhimento dos professores e alunos, adaptação das crianças, planejamento de metas, análise do PPP, reunião de pais e análises de dados, entre outras tarefas. Neste momento estamos iniciando o segundo mês de trabalho e precisamos estar atentos à organização dos conteúdos e às expectativas de cada professor. Cabe a nós, coordenadores, orientá-los sobre quais conteúdos sua turma já sabe e quais ainda precisam aprender para compreender a necessidade de aprendizagem dos alunos de cada ano.

O ponto de partida é descobrir o que os alunos sabem. Devemos planejar e aplicar situações que ajudem os educadores a identificar as causas das dificuldades dos alunos e, assim, definir seu plano de ensino e escolher boas estratégias para desenvolvê-lo. Algumas condições didáticas são importantes e demandam ações do coordenador para elaborar os instrumentos de avaliação diagnóstica. Dentre elas vou destacar algumas:

- O coordenador precisa ajudar os docentes a conhecer as expectativas de aprendizagem de cada disciplina a ser avaliada de acordo com a orientação da rede e do currículo da escola;

- Retomar com os professores os dados da turma do ano anterior e os possíveis registros feitos pelo antigo docente, ou ainda organizar uma reunião entre os dois para levantar observações importantes sobre os conteúdos trabalhados e as necessidades de aprendizagem das turmas, bem como uma análise de cada aluno;

- Definir e organizar junto com o educador um quadro simples com os conteúdos que serão organizados no diagnóstico. Por exemplo, na escola em que atuo, decidimos avaliar o desenvolvimento da escrita e a interpretação de problemas e domínio das operações matemáticas. No caso da escrita, pedimos aos estudantes que produzissem um texto para avaliar aspectos discursivos, ortográficos e gramaticais e um ditado de lista de brinquedos para verificar os níveis de escrita. Em matemática, selecionamos problemas para cada tipo de operação que pretendemos avaliar, considerando a adição e a multiplicação;

- Após o levantamento dos conteúdos e dos métodos de avaliação, é preciso elaborar com o docente uma forma para tabular os dados observados. A criação dos instrumentos de análise também deve ser considerada neste momento de planejamento, pois serão utilizados como documentação. Uma planilha, uma produção de criança, um relatório com falas das crianças ou outro registro feito pelo professor no momento da aplicação são exemplos de instrumentos de tabulação.

Vale destacar que, no momento do planejamento, o coordenador deve orientar o cronograma de aplicação e correção para que todas as turmas das escolas estejam no mesmo momento. 

E vocês coordenadoras já pensaram em organizar situações diagnósticas?

Abraços e até a próxima semana,

Eduarda