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Notícias
07 de Março de 2017
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Chegou a hora de revisitar o PPP em equipe. E aí, como fazer?

O ideal é que o PPP seja consultado ao longo de todo o ano em várias situações

Por: Muriele Massucato

Olá, colegas,

O PPP (projeto político-pedagógico) norteia as práticas da escola, abordando a concepção de ensino-aprendizagem e aponta caminhos para ações futuras da equipe e da comunidade escolar. Por ser tão importante, o documento precisa ser construído e revisitado sempre coletivamente, para que todos se sintam parte dele, mas nem sempre acontece desta forma.

Em alguns lugares, o PPP ainda é um documento meramente burocrático, chegando a ser inacessível à equipe. Eu mesma tive a experiência de atuar como professora em uma escola em que não conseguia ter acesso ao PPP. Sempre que eu questionava a coordenação, recebia respostas como “Não mudou nada. Qual é a sua dúvida?” ou “Fique tranquila, já foi entregue na diretoria de ensino ou Secretaria de Educação”. Quando a concepção do PPP é de “entrega”, o material passa a ser uma obrigação a ser cumprida pela equipe de gestão, e não um instrumento vivo, revisitado por todos para validação, orientação, reorientação e reflexão das práticas cotidianas da escola.

O ideal é que o PPP seja consultado ao longo de todo o ano em várias situações. Na coordenação pedagógica, eu procuro atrelar o documento às práticas formativas, pois sempre que estudamos há algo a ser atualizado para que as “inovações” não sejam modismos, mas, sim, um avanço de toda equipe. Também já utilizei o PPP em atendimento aos professores e às famílias, quando surgem questionamentos sobre a concepção e a forma de trabalho da escola.

Neste ano, seguindo a orientação da Secretaria Municipal de Educação, tivemos uma reunião sobre o tema. Para aproveitar esta oportunidade, reunimos toda equipe escolar e membros da comunidade para atualização do documento, pensamos um pouco sobre a ideia de corresponsabilização e depois discutimos um pouco do que é o PPP e qual sua importância (veja slides formativos).

Após esta parte inicial, partimos da Avaliação 2016 para revisar o projeto. No caso da minha escola, chegamos a cinco pontos principais:

- Concepção pedagógica;

- Período de adaptação e acolhimento;

- Gestão democrática: Associação de Pais e Mestres, conselho de escola e conselho mirim;

- Atualização da caracterização da comunidade escolar e suas formas de participação;

- Integração entre diferentes turmas e segmentos, já que nossa escola atende turmas desde a creche ao ensino fundamental.

Considerando os focos de reflexão, organizamos a equipe em cinco grupos heterogêneos, todos com a participação de funcionários de diferentes segmentos e da comunidade (pais/responsáveis). O objetivo foi ampliar o olhar sobre o foco de análise, pois cada um “olha do chão onde pisa”, não é mesmo? Assim, teremos textos mais completos, pois trazem várias perspectivas.

A missão foi revisar e atualizar os trechos referentes ao foco elencado para cada grupo, apontando metas e estratégias para o ano vigente, considerando a experiência de todos e alguns materiais formativos que pré-selecionamos para esse momento. Cada equipe revisou um texto que, ao final da reunião, foi apresentado coletivamente para validação ou ampliação. Deixo aqui o modelo da nossa pauta e um exemplo da consigna da atividade de um agrupamento para inspirar vocês.

Espero ter contribuído neste importante momento que deve ser cuidado com carinho e atenção, considerando o compromisso que precisa ser firmado por todos na escola para sucesso da implementação do documento. Nos próximos posts espero contar como revisitamos o currículo anual da escola, com vistas a seu aprimoramento. E vocês, como têm promovido estas discussões?

Um abraço e até a próxima,

Muriele

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