Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como organizar o fechamento de bimestre na escola

POR:
Joelma Souza
Foto: Shutterstock

A proximidade do fim do bimestre é uma ótima oportunidade para refletir sobre pontos fundamentais que nortearam o plano de ação pedagógico para os meses seguintes do ano.  É muito comum definir uma rota de trabalho a partir de análises prévias, mas precisamos avaliar com frequência o que está ou não funcionando dos processos estabelecidos antes do período letivo. Como estamos no começo do ano, ainda dá para corrigir rumos e resultados que não são os desejáveis ou esperados para as turmas e escola como um todo. Se trata de um bom momento para estabelecer uma relação de confiança entre todos da equipe, pois passamos a conhecer melhor cada situação-problema identificada e podemos assumir a corresponsabilidade pelo desempenho escolar, além de compartilhar experiências, iniciativas e sugestões que podem contribuir com a prática de todos.

Organizar os dados, documentos e ações para corrigir eventuais problemas e elaborar orientações, encaminhamentos e intervenções é um trabalho sempre necessário. Mas a parada de fim de bimestre é um momento mais adequado para isso. Esse é um trabalho que gestores e professores devem desenvolver, mas é importante que o diretor assuma a função de gerenciar os processos.

Em nossa escola, a cada bimestre paramos para essa análise e para saber qual rumo estamos seguindo ou que iremos tomar. Nesse processo, todos da equipe devem assumir o seu papel e, dentre as ações diárias, posso sugerir as seguintes etapas:

1. Sistematizar o que foi desenvolvido e o que pode ser realizado enquanto as ações estão acontecendo na escola. Não é necessário esperar o fim do bimestre para começar a organização, já que a demanda costuma ser densa;

2. Compartilhar com a equipe os resultados, incentivar que todos dividam seus insights e hipóteses sobre os resultados e ampliar as discussões, formação e atuação;

3. Melhorar e ampliar os instrumentos de acompanhamento a partir dos já existentes. Por exemplo, os processos de atendimento dos alunos (e também acompanhamento destes), observação de sala de aula, análise dos caderno e uso do livro didático, registro de conversa com família e ficha de encaminhamento ao serviço de apoio pedagógico podem ser revistos a todo momento a fim de garantir melhores resultados;

4. Analisar quais eram as metas previstas a curto, médio e longo prazo e entender em que ponto estamos e em qual precisamos chegar, tomando os resultados atuais como ponto de partida para próximas ações;

5. Manter momentos de conversas semanais para acompanhar o fluxo e identificar com antecedência os pontos a serem corrigidos ou melhorados e fazer planejamentos coletivos a partir das prioridades elencadas;

6. Definir a função e atuação de cada um na equipe gestora para acompanhamento das ações e propostas planejadas e envolver os professores como atores ativos desse processo.

Apesar de ser essencial envolver toda a equipe, para cada etapa sugerida acima a equipe gestora percisará fazer um planejamento muito compromissado antes de reunir com os professores, dando um direcionamento estruturado e incorporando os feedbacks sobre pontos de atenção.  Para isso, alguns cuidados podem fazer a diferença. Dentre tais, destaco o levantamento...

...dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens, dos que não desenvolvem das atividades escolares, dos que têm problemas de indisciplinas e qualquer outro que apresente alguma questão que comportamento ou desempenho. Essas informações precisam ser organizadas pelo professor previamente;

... de atendimentos aos alunos, com conversa com os pais ou responsáveis, e o retorno do professor e/ou gestor sobre cada situação apresentada;

...do perfil pedagógico das turmas, com indicativos de situações-problemas a partir de dados apresentados;

...e planejamento da pauta do conselho escolar formativo, que deve ser socializado anteriormente com equipe de professores para garantir participação mais efetiva de todos.

Sabemos o quanto nossa rotina requer cuidado e atenção diária, principalmente em um período bastante importante como este de fechamento de bimestre. A atuação direta do diretor nesta prática faz toda a diferença no comprometimento da equipe com os próximos passos a serem tomados na prática pedagógica de cada funcionário.

E vocês, queridos colegas diretores, como estão se preparando para organizar e encaminhar esta finalização de bimestre? Aguardamos suas contribuições neste espaço coletivo e democrático que temos a satisfação de compartilhar toda semana. Aguardo suas contribuições!

Um grande abraço,
Joelma